Defesa Civil do Estado aproxima população do órgão através de redes sociais

REDES SOCIAIS

Em janeiro de 2014, a Secretaria de Estado da Defesa Civil –SDC deu início a um trabalho intenso para ampliar o volume de pessoas com informações sobre os serviços desenvolvidos e emissão de avisos ou alertas durante um período de crise.

Para se ter uma ideia, na época, a SDC possuía pouco mais de 10 mil seguidores no facebook. Em um ano de trabalho, as curtidas subiram para marca de 100 mil novos adeptos. Entre curtidas e descurtidas o número tem aumentado consideravelmente. De acordo com o Gerente de Comunicação da Defesa Civil, Paulo Cesar Santos, hoje são mais de 188 mil curtidas, acréscimo de 1. 880%. “Temos como meta chegar até o fim do ano em 200 mil, porém podemos superar esses números,” afirmou.

Santos lembra ainda que durante as chuvas de julho deste ano, o volume de pessoas alcançadas no ápice foi de 1 milhão. Também reforçou que hoje, as redes sociais da Defesa Civil se tornaram um prestador de serviço, com respostas as mensagens enviadas e muitos dos comentários que contém questionamentos possuem respostas em tempo curto.

Além do facebook, outra ferramenta que supera os 82 mil seguidores é o twitter que apresenta as mesmas informações. O número cresceu em 2014 e 2015. Em junho do ano passado eram pouco mais de 30 mil. Em agosto de 2015, o volume de pessoas que acompanham as informações supera os 80 mil. O crescimento é de mais de 270% no período.

Diante do resultado dos trabalhos desenvolvidos, a Defesa Civil do Estado abriu uma conta no Instagram. A rede social conta com mais de 220 seguidores em apenas 24 horas de existência no aplicativo. A intenção é unificar a informação para agilizar a chegada de dados a todos que acompanham notícias breves, previsões, avisos e alertas e ações da Defesa Civil de Santa Catarina.

Hoje a Defesa Civil tem as redes sociais do Governo com maior volume de participantes. Para o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, as ferramentas tem garantido avanço no método de trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Catarinense. “É um reflexo também da credibilidade dos trabalhos que colocamos em prática nos últimos anos,” enfatizou.

Já o Secretário Adjunto de Estado, Rodrigo Moratelli, afirma que a rede social é um importante instrumento de comunicação entre Defesa Civil e população. “É uma ferramenta de comunicação com o cidadão que permite o catarinense saiba o que está em desenvolvimento no Estado.” Finalizou.

Além dessas redes, a Assessoria de Comunicação da Defesa Civil do Estado tem facilitado o trabalho de profissionais da imprensa, através de grupos no WhatsApp, que recebem as informações assim, que os dados chegam ao setor de comunicação.