Defesa Civil do Estado debate em Jaraguá do Sul criação de coordenadorias municipais

site2002O diretor da Defesa Civil do Estado, major Márcio Luiz Alves, esteve na Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) nesta quinta-feira (19), onde apresentou a palestra sobre “A Implementação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) nos municípios”. O diretor foi recebido pelo presidente da Amvali, prefeito Valdir Corrêa, pelos prefeitos Nilson Bylaardt (Guaramirim) e Mário Fernando Reinke (Massaranduba), pelo secretário regional da SDR Jaraguá do Sul, Lio Tironi, e pela gerente de Agricultura da SDR, Cintia Kessler.

Além de discutir sobre o que é e para que serve a Defesa Civil, o major trouxe orientações para os prefeitos e autoridades presentes. Entre as sugestões está a adequação da Lei Municipal de Defesa Civil ao Decreto Federal 5.376 de 17/02/2005, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil; a estruturação da Defesa Civil; a importância da realização de concurso público para técnicos em Defesa Civil; a criação do Fundo Municipal de Defesa Civil; a criação do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC); a capacitação dos técnicos; o levantamento das áreas de risco de desastres; a realização de campanhas educativas, visando a mudança cultural das comunidades; e a inclusão do tema Defesa Civil nos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) do município.

De acordo com Alves, a Comdec deve se tornar um órgão público, ou seja, com uma estrutura adequada, funcionários que trabalhem com a prevenção contra os desastres e a organização da sociedade como um todo. O diretor salientou ainda que o dever desta coordenadoria não é só estar à disposição da população quando acontece algum desastre natural, como as enchentes de novembro de 2008, e sim ser um órgão permanente. “Muitos municípios já tem a Comdec, só que está só no papel. Precisamos fazer com que se torne um órgão público, pois sem esta coordenadoria eficaz, muitos municípios são prejudicados até com o repasse de recursos financeiros do Governo Estadual e Federal”, disse Alves.

Secretaria de Estado de Des Reg Jaraguá do Sul