Defesa Civil do Estado monitora cidades do litoral atingidas pela chuva

15enchente

 A chuva que começou na noite da última terça-feira não deu trégua e castigou vários municípios catarinenses.  O litoral do estado foi o mais atingido, o monitoramento  da Secretaria de Estado da Defesa Civil segue em toda a faixa litorânea que vai de Florianópolis até Joinville. As cidades que mais preocupam o órgão são: Palhoça, Camboriú,  Piçarras, Itajaí, Navegantes e Barra Velha.

De acordo com informações preliminares, em Camboriú, várias ruas ficaram alagadas. Em Itajaí parte da área rural também teve prejuízos. Em Piçarras a situação não é diferente,  muitas famílias tiveram que driblar a água nas residências. Já em Palhoça houve quedas de muros, deslizamentos de terra, e algumas casas foram interditadas. Lonas foram distribuídas para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos moradores. Em Barra Velha 3.500 residências foram atingidas pela água, há pelo menos 12 mil famílias afetadas. Uma sala de crise foi montada para gerenciar a situação. 

A chuva que iniciou na noite de terça-feira e se estendeu pela madrugada e início da manhã desta quarta-feira(10), é considerada de moderada a forte. Em Camboriú por exemplo, choveu o esperado para o mês inteiro. Os acumulados mais significativos registrados até às 10:30 de hoje, foram em: Barra Velha, 240mm (estação da defesa civil), Camboriú 106mm, Itajaí 125mm (estação da defesa civil), São José 74mm e Florianópolis 61mm.

Esse volume de chuva foi causado pela circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente pelos ventos de leste/nordeste) associada a ventos mais fortes em altos níveis da atmosfera. Caso a circulação continue atuando, os efeitos podem agravar no decorrer das próximas horas.

Ainda tem previsão de chuva entre esta quarta e início de quinta-feira, moderada a forte em alguns momentos, mantendo o alerta de risco de alagamentos e deslizamentos. A maré de sizígia (lua nova) dificulta a drenagem dos rios e ribeirões nas áreas costeiras. A previsão da maré alta na região de Itajaí está para às 12:46, de acordo com a tábua de marés da Marinha.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No decorrer de sexta-feira há previsão de chuva em SC, forte em algumas cidades, com temporais devido ao avanço de uma frente fria. A mudança no tempo e a chuva começam a partir da manhã do Oeste ao Sul do Estado, com acumulados de 70 a 80mm em média, com risco de alagamentos.

No Litoral e norte do Estado, a chuva chega especialmente da tarde para noite, com acumulados de 30 a 50mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. A chuva se estende até a madrugada e manhã do sábado, mais forte no norte do Estado.

No decorrer do sábado a nebulosidade diminui e o sol volta a aparecer em SC com a chegada de uma massa de ar seco e frio, que declina a temperatura e provoca rajadas fortes de vento sul.

Frio: as temperaturas estarão mais baixas nas madrugadas de domingo e início da semana, com temperatura mínima próxima de 0°C nas áreas altas do Planalto Sul, com condições de geada, que pode acorrer também de forma isolada no Meio Oeste e Planalto Norte. Há risco de prejuízos na agricultura.