Defesa Civil e Prefeitura de Braço do Trombudo discutem instalação de barragem

IMG 1994

Uma reunião realizada nesta quinta-feira(05), no gabinete do prefeito de Braço do Trombudo, contou com a participação do Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, dos prefeitos de Braço do Trombudo, Charles Rafael Schwambach, de Trombudo Central, Spilvio Venturi , do Secretário de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Ítalo Goral e de engenheiros do Consórcio Três Barragens. Também estiveram presentes representantes da maior empresa da cidade e do legislativo.

No encontro, foi apresentado o novo eixo detectado pelos técnicos, que fica no limite entre os dois municípios. Durante a conversa, o prefeito Charles destacou que a nova opção é mais interessante para a cidade. “Precisamos de uma reunião entre os meus técnicos e os engenheiros, para que eles conheçam o projeto e possam repassar a informação para cada morador”, ponderou Schwambach.

Já, o prefeito Sílvio de Trombudo Central frisou a importância da obra para os municípios que estão abaixo. “Temos que pensar no povo e vamos conversando para afinar o que é melhor para todos”, disse Venturi.

Durante a apresentação do projeto, as características da estrutura foram apresentadas. O volume de agua armazenado no eixo detectado e o que refletiria para a comunidade local. Com a construção da barragem de pequeno porte, entre Braço do Trombudo e Trombudo Central será possível conter cheias, mas prevenir diante de previsões de estiagens, com o represamento da água. Moratelli frisou, que junto as demais estruturas que poderão ser erguidas na região, o resultado final é que se sobressai. “Todos ganham. Braço do Trombudo que não ficará mais isolada, em período de chuva intensa e que a rodovia fica fechada por causa do volume de água e vamos contribuir para a utilização múltipla da água represada”, frisou Moratelli.

A água retida poderá ser destinada ao consumo humano, se tratada. Após a reunião de aproximadamente uma hora, ficou definido que o volume de propriedades que serão impactadas, características do barramento e benefícios serão apresentados à comunidade, após o encontro entre o corpo técnico da prefeitura e do consórcio.