Defesa Civil e SDR Araranguá liberam R$ 600 mil para municípios afetados por enxurradas

O Departamento Estadual de Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá  realizaram, na quinta-feira (25) e sexta-feira (26), uma ação para agilizar o procedimento de liberação de recursos para o início dos serviços de recuperação dos municípios.

Durante os dois dias, técnicos que integram o setor financeiro do Departamento Estadual de Defesa Civil – José Florêncio da Rocha, Tânia Mara Lozeiko e Carla Sodré de Oliveira -, com a colaboração do coordenador de Defesa Civil na SDR Araranguá, sargento Djalma Santos Niles, receberam e avaliaram os orçamentos dos municípios. Com base nos documentos, fizeram as despensas de licitação. Posteriormente as empresas assinaram os contratos, que foram levados pela equipe. No total, R$ 600 mil foram empenhados, valor que será utilizado nos serviços de recuperação, que deverão iniciar na próxima segunda-feira (1/3).

Para o coordenador regional de Defesa Civil, foi interessante a proximidade dos municípios com os técnicos, agilizando o procedimento de liberação de recursos. "Pela primeira vez no estado ocorre este tipo de procedimento, que era centralizado em Florianópolis. Antes o mesmo serviço poderia levar mais de 15 dias para ser executado. Levou um dia e meio aqui na regional", declarou Niles.

Os oito municípios, afetados pelo vendaval de 19 de novembro de 2009, receberão os serviços de recuperação, entre eles: Ermo, Turvo, Sombrio, Maracajá, Meleiro, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Passo de Torres. Além dos dois que decretaram situação de emergência na enxurrada de 31 de dezembro de 2009 – Timbé do Sul e Morro Grande.

Ao término dos procedimentos, os técnicos apresentaram o diagnóstico ao secretário de Desenvolvimento Regional da SDR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, que parabenizou a ação imediata da equipe. "Esta é mais uma ação da descentralização. Quem ganha com certeza são os municípios, castigados pelos fenômenos climáticos, que não precisam se deslocar à Florianópolis para obterem a liberação dos recursos", afirmou.

Secretaria de Estado de Des Reg Araranguá