Defesa Civil envia técnicos para curso o Japão

IMG-20141112-WA0040

Foto: Divulgação SDC/SC.

Entre os dias 10 de novembro e 13 de dezembro, ocorre no Japão, o segundo Treinamento em Gestão Integrada de Riscos. Participam dessa etapa dois técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina, o Diretor de Prevenção, Fabiano de Souza e o Gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff. Também embarcaram em busca de mais conhecimento, Rafael Wruck, representante do AlertaBlu e Roger Schreiber da Secretaria de Planejamento de Blumenau.

Segundo Fabiano de Souza, o treinamento será uma oportunidade ímpar para o Estado de Santa Catarina aprender com as experiências japonesas no monitoramento e alerta de desastres de sedimento (deslizamentos), especialmente no estabelecimento de índices de deflagração de alertas. Além disso, a formação envolve técnicas de mapeamento de risco e mecanismos de planejamento territorial. “Outro benefício será a integração e troca de experiência entre os participantes das diversas instituições federais, estaduais e municipais”, frisou.

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, afirma que esse momento é de buscar conhecimento técnico com o País que mais investe em monitoramento e emissão de alertas para proteger a população. “Com isso, nosso estado em poucos anos será referência para a América do Sul. Queremos introduzir simulados para melhorar o fluxo de evacuação, a qualidade dos abrigos, entendendo as reais necessidades locais,” disse.

Moratelli ainda reforça que nos próximos anos a própria população terá muito trabalho para estar cada vez mais preparada para situações de risco e desastres naturais que possam ocorrer.

A SDC participou de forma ativa das cinco reuniões técnicas realizadas no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, sobre Previsão e Alerta de Sedimentos. O Projeto, que tem duração de quatro anos, realizou em 2014, a fase de levantamento e investigação, através de treinamentos, cursos, seminários, workshops e visita a campo. O resultado foi a troca de experiências entre Brasil e Japão. Como “produto” deste ano de cooperação está sendo elaborado um relatório com os dados coletados.

Participam do projeto, a equipe da JICA, instituições dos governos federal, estaduais e municipais. Nos governos municipais foram selecionados três município. Um é catarinense Blumenau (SC), Friburgo e Teresópolis (RJ). Em Santa Catarina, contribuem para o projeto a SDC e a Secretaria de Estado do Planejamento (SPG).Acompanham os trabalhos, os Ministérios das Cidades, e da Ciência e Tecnologia, através do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), da Integração Nacional, através Cemaden, Minas e Energia, através do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) criaram em agosto de 2013 o Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (GIDES), que tem como objetivo formular estratégias de avaliação de riscos, planejamento de expansão urbana e prevenção, recuperação e reconstrução de áreas de risco no Brasil.

O Projeto atua em três grandes eixos: monitoramento e alerta, mapeamento de riscos e planejamento da expansão urbana, todos considerando apenas os riscos de desastres de sedimentos (movimento de massa), precisando contar com a atuação e colaboração de vários órgãos de governo, a fim de entender e promover sinergia das diversas iniciativas governamentais brasileiras, contando com a experiência japonesa em gerenciamento de riscos e desastres.