Defesa Civil Estadual acompanha situação de Benedito Novo devido às chuvas

Nesta terça-feira (15), o Departamento Estadual de Defesa Civil encaminhou para o município de Benedito Novo, o coordenador regional de Rio do Sul, capitão Jefferson de Souza, para realizar vistorias nas áreas impactadas pelas chuvas das últimas horas.

Confira o áudio da situação da chuva no Estado [CLIQUE AQUI]

Atingido por enxurradas nos meses de janeiro e fevereiro, diversos bairros da área urbana e do interior da cidade foram afetados. Segundo informações parciais, três pontes foram danificadas e ocorreram diversos pontos de escorregamentos, dificultando o trânsito local das comunidades. Os serviços essenciais do município não foram interrompidos. Não há número de desabrigados. Equipes da Prefeitura já respondem ao desastre com a atuação das máquinas do município de também de prefeituras vizinhas.

No Estado são 103 municípios em Situação de Emergência e 01 em Estado de Calamidade Pública, Mirim Doce, por enxurrada e alagamento, conforme último relatório de decretações, atualizado às 18h30.

Outros municípios impactados pelas chuvas dessa semana:

Itaiópolis
A chuva causou alagamentos em 08 casas e estragos em ruas e pontes. Foram afetadas 6.400 pessoas. O sistema de transporte foi prejudicado.

Jaraguá do Sul
Tanto a área rural como urbana foram afetadas. No interior, seis bairros foram impactados e 23 bairros da área urbana. São 212 pessoas desalojadas e 54 desabrigadas. No total, 80.000 pessoas afetadas. A precipitação de chuva dos dias 13 e 14 foi de 131mm em 24 horas. Ocorreram diversos pontos de alagamentos, quedas de árvores, deslizamento. As aulas foram suspensas. O número de casas danificadas chegou a 1.837 e oito públicas. Os serviços de água, energia, transporte e comunicação ficaram prejudicados.

Ascurra
São 18 pessoas desabrigadas e 160 afetadas no total. Sete casas danificadas e uma pública. O município está com problema no abastecimento de água devido à turgidez do Rio Itajaí-Açu.

Ilhota
Número de afetados: 1.210 pessoas; 19 residências danificadas e duas públicas. Serviços essenciais prejudicados – água, energia, transporte e comunicação.

Ponte Alta
As estradas de acesso as localidades do interior dos municípios foram danificadas. A lavoura foi bastante prejudicada. São 850 pessoas afetadas.

Alerta
Nos próximos dias continua a condição para alagamentos e deslizamentos devido aos volumes de chuva previstos entre 40 e 75mm a cada 24h, totalizando aproximadamente 200mm até a sexta-feira, especialmente no Vale do Itajaí e Litoral Norte) segundo Ciram/Epagri. O volume de chuva esperado até sexta-feira é de 40 a 50mm de Florianópolis a Laguna; de 50 a 75mm de Itapoá a Governador Celso Ramos e de Schroeder a Brusque de 30 a 50 mm de chuva, a cada 24 horas.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com