Defesa Civil Estadual apresenta projeto de prevenção da Bacia do Rio Itajaí a representantes da TBG

final_site

Nesta quinta-feira (09), às 9h, representantes da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) visitaram a Secretaria de Estado da Defesa Civil para conhecer o projeto do Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Bacia do Rio Itajaí e as ferramentas de prevenção e resposta que a Defesa Civil Estadual têm a disposição.

O objetivo da reunião foi estreitar relações para troca de dados com a empresa sobre áreas de risco e a vulnerabilidade de ocorrência de desastres nos municípios de Santa Catarina.

A TBG também apresentou a sua atual estrutura no Estado, que conta com 445 km de extensão atravessando 27 cidades e 30 rios na região litorânea, assim como as ações preventivas efetuadas pela companhia. De acordo com o gerente de integridade da TBG, Nelson Lemgruber, foi realizada uma consultoria há dois anos que permitiu produzir um mapeamento de risco nas regiões em que o gasoduto ultrapassa Santa Catarina. “Identificamos 2628 pontos de atenção geotécnica em 2010, o que nos levou a criar uma carta de risco das áreas que necessitam de monitoramento no trecho catarinense do transporte de gás”.

Para o diretor de prevenção, Emerson Emerim, o cruzamento de informações fornecidas por instituições e empresas sobre áreas de risco permitirá uma análise mais apurada das regiões que periodicamente são afetadas por desastres. “Precisamos cada vez mais antecipar o alerta e alarme que comunicamos à população. Para isso, refinar dados, a partir de pesquisas e parcerias realizadas com setores envolvidos diretamente em áreas de risco, contribui para atuarmos efetivamente na preparação e mitigação”.
Estiveram presentes integrantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), TBG, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretaria de Estado da Defesa Civil.