Defesa Civil Estadual coordena Operações de Controle de Produtos Perigosos em Tubarão e Gravatal

cimg2038

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), por meio da diretoria de prevenção, coordenou nas cidades de Tubarão e Gravatal, nos dias 9 e 10 de novembro, mais uma Operação de Controle do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. O objetivo foi o de controlar e fiscalizar o transporte rodoviário de produtos perigosos nas rodovias catarinenses.

Foto: Fiscalização em Gravatal

Em Tubarão, na BR 101 no Km 342, foram 19 fiscalizações realizadas por parte da Defesa Civil Estadual, 16 abordagens pelo Conselho Regional de Química (CRQ) e 16 notificações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sendo 14 referente a irregularidades no transporte de produtos perigosos. O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apoiaram as fiscalizações.

No município de Gravatal, as fiscalizações aconteceram na SC 438, no Km 204. Os técnicos da Defesa Civil estadual fizeram 17 fiscalizações; o Conselho Regional de Química (CRQ) 14 abordagens; e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) abordou 18 veículos, sendo 12 autuados e 50 autuações por irregularidades no transporte. As principais infrações foram por falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI); painéis de segurança e rótulos de risco afixados nos veículos de forma irregular; ficha de emergência e envelope para transporte em desacordo com a legislação. O Comando de Polícia Militar Especializada (CPME) e Corpo de Bombeiros Militar apoiaram as fiscalizações.

Conforme o decreto estadual nº 2894/98, é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) a coordenação das Operações de Controle do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos nas rodovias estaduais e federais em Santa Catarina.