Defesa Civil Estadual dá início para o estudo de localização do radar meteorológico

A Secretaria de Estado da Defesa Civil e a empresa Simepar – Tecnologia e Informações Ambientais realizaram, nesta quarta-feira, 25, a assinatura do contrato de prestação de serviços que dá início ao estudo de localização adequada para a implantação do radar meteorológico. O equipamento está sendo adquirido pelo Governo de Santa Catarina, por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil, e integra o Projeto de Prevenção e Mitigação de Desastres da Bacia do Rio Itajaí, que trata de 14 medidas estruturais e não estruturais nos municípios da região. “O equipamento será fundamental para melhorar a capacidade do Estado em monitorar eventos adversos e aprimorar a previsão de curtíssimo prazo”, destacou o secretário estadual da Defesa Civil, Geraldo Althoff.

O estudo de localização compreenderá na avaliação de locais para a instalação do radar, que inclui a simulação da propagação da onda eletromagnética em diversas condições atmosféricas e de topografia, com o objetivo de otimizar o uso do sistema, além de avaliar condições críticas de operação do equipamento. O prazo de conclusão do estudo é de quatro meses. Entre os profissionais envolvidos, estão um especialista em radar meteorológico e um engenheiro eletricista com especialidade em radar.

O Projeto
A aquisição do radar meteorológico de Banda S com ampla polarização integra o Sistema Estadual de Monitoramento, Alerta e Alarme, uma entre as sete ações de prioridade 1 do Projeto de Prevenção e Mitigação de Desastres da Bacia do Rio Itajaí. Entre as ações de prioridade 1, estão: o sistema de monitoramento, alerta e alarme da Bacia do Rio Itajaí; sobrelevação das barragens de Taió e de Ituporanga; construção de comportas no Rio Itajaí-Mirim; construção de sete barragens de pequeno porte; construção de uma barragem de médio no Rio Itajaí-Mirim entre outras. A região do programa abrange 53 municípios e representa mais de 20% da população catarinense.