Defesa Civil Estadual e Nacional em parceria com Banco Mundial discutem inundações em Santa Catarina

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil SC

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil; e o Banco Mundial realizam um workshop sobre Inundações em Santa Catarina: Estudo do Perfil de Risco para um Melhor Planejamento da Resiliência aos Perigos Naturais. O evento ocorre em 1º de junho, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, em Florianópolis.

Na abertura, o secretário da Defesa Civil Nacional, Renato Newton Ramlow, comentou da importância de investir na prevenção e elogiou o trabalho da Defesa Civil de Santa Catarina. “Posso dizer que Santa Catarina tem a melhor Defesa Civil país”, elogia.

Paralelo ao comentário feito, o secretário de Estado da Defesa Civil Rodrigo Moratelli aproveitou o gancho para falar do trabalho feito em Santa Catarina durante as cheias. “Se atuarmos preventivamente nos eventos de cheias retirando as famílias que estão em área de risco, não teremos perdas humanas. Esse trabalho de prevenção é possível com informação, como por exemplo, o radar meteorológico do Vale em Lontras que auxiliou na operação das barragens e monitoramento. Além disso, ações municipais também fazem a diferença para unir forças para proteger a população, diz.

O encontro entre Defesa Civil Estadual, Nacional, Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil (Ceped) e Banco Mundial, possibilitou a ampliar a base de conhecimento para desenvolver a Gestão de Risco de Desastres (GRD), e discutir os resultados do trabalho desenvolvido em cooperação entre o Banco Mundial e o Governo de Santa Catarina. O evento também teve como objetivo,  conceber e produzir um Modelo de Catástrofes (CAT) para o Estado relacionado ao risco de inundações.

Durante o workshop, foi apresentado o Relatório de Danos Materiais e Prejuízos Decorrentes de Desastres Naturais no Brasil, 1995 – 2014; e a concepção do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), que está na fase final de implantação em Santa Catarina.