Defesa Civil Estadual e Nacional reúnem representantes dos municípios da SDR de São Miguel do Oeste

sdr_so_miguel_do_oeste

Os representantes da Defesa Civil dos sete municípios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Miguel do Oeste participaram, nesta quarta-feira (14), de uma reunião com as equipes da Secretaria de Estado da Defesa Civil e da Nacional. O encontro aconteceu no auditório da SDR e teve como objetivo o esclarecimento de dúvidas quanto à prestação de contas e o acesso a recursos e equipamentos pelos municípios em Situação de Emergência devido à estiagem.

O coordenador Regional da Defesa Civil de São Miguel do Oeste, Daniel Caron, coordenou o encontro de hoje. Segundo ele, a avaliação da situação atual de atendimento da população nos municípios é fundamental para a garantia da qualidade nos atendimentos. “Estamos em contato com os representantes da Defesa Civil nas cidades para ver o que mais podemos fazer para melhor atender às famílias que ainda enfrentam a falta de água para consumo humano”, declara.

O gerente de Logística e Mobilização da Secretaria de Estado da Defesa Civil, capitão Renaldo Onofre Laureano Junior, destacou as ações já realizadas para amenizar os efeitos da estiagem no Oeste de Santa Catarina. Ele também apresentou demais linhas de ação do órgão para atender a demanda, como o fornecimento de tanques de 10 mil litros para armazenamento de água; produto para tratar a água, tornando-a potável para o consumo humano e água mineral engarrafada.

Ele lembra ainda que os sete municípios da Regional de São Miguel do Oeste, já foram beneficiados com os kits para distribuição de água para consumo humano e nos próximos dias, receberão tanques de 10 mil litros para serem utilizados como reservatórios nas comunidades mais afetadas.

A técnica administrativa do setor financeiro da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Tânia Mara Lozeyko, também participou do encontro e repassou informações sobre o processo de prestação de contas e controle dos materiais recebidos. “Estamos realizando as reuniões para esgotar as dúvidas dos municípios, bem como trocar experiências que possam ser produtivas”, enfatiza Tânia.

Recursos

Durante a reunião, o secretário regional, Wilson Trevisan, lembrou os investimentos do Governo do Estado nas ações contra a estiagem. “Mais de R$ 6 milhões foram investidos pelo Estado para amenizar a situação causada pela estiagem”. Ele frisou que no início do ano, os municípios da Regional receberam quase R$ 200 mil em recursos. “Recentemente, foram descentralizados mais R$ 210 mil, totalizando R$ 410 mil”, afirma.

Os valores são destinados para o transporte de água às famílias e animais, bem como a terceirização de equipamentos para produção de silagem e outras atividades que possam amenizar a situação da seca que assola a região Oeste e Extremo Oeste do Estado.

Colaboração de todos

O representante do Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional, tenente coronel Luiz Renato Piloto Lopes, está realizando as visitas às Regionais, juntamente com a equipe da Defesa Civil Estadual. Ele menciona que o Governo Federal entende que o problema da estiagem não é só dos municípios e do Estado. “É uma questão que precisamos resolver em conjunto, com o Município, Estado e União atuando juntos”.

Da mesma forma, a colaboração da população é frisada pelo tenente coronel. “É fundamental que as pessoas realizem ações básicas, como a economia de água, por exemplo. A sobrecarga de amenizar os efeitos da estiagem não pode ficar somente para uma organização ou governo”, disse Lopes.

O trabalho da Defesa Civil do Estado é elogiado pelo tenente coronel. “Vemos aqui, um dos melhores trabalhos realizados no Brasil. A Defesa Civil de Santa Catarina vem se destacando com ações e ideias originais e eficazes”, argumenta Lopes, lembrando da ação rápida de distribuições dos kits para transporte de água para consumo humano.