Defesa Civil Estadual entrega 130 pontes em SC

foto kit

A partir desta sexta-feira (13) o secretário Milton Hobus inicia o processo de assinatura com prefeitos de Santa Catarina do Termo de Compromisso da Secretaria de Estado de Defesa Civil para a instalação dos “Kit’s de Transposição de Obstáculo”.

Os kit’s são pontes e pontilhões, geralmente arrastados pelas águas em enxurradas e enchentes no Estado que serão substituídas por estruturas de concreto armado e pré-fabricadas com custo 50% mais baixo, com pelo menos 12 metros de comprimento por cinco de largura. Produzidos em escala industrial, eles serão ferramentas importantes no enfrentamento aos desastres para pequenas pontes do interior do Estado.

Depois de montadas as cabeceiras, que são de responsabilidade das prefeituras, a estrutura pode ser montada em até duas horas,  liberando o tráfego imediatamente na região afetada.

Nesta primeira etapa, 130 municípios serão beneficiados. Como critério para a entrega do kit, aqueles que tiveram situação de emergência decretada.

Hobus salientou que este é um novo conceito de reabilitação no Estado. “Esta é uma ação considerada inédita no Brasil, em nenhum outro lugar do país é possível reconstruir uma ponte tão rapidamente e com a qualidade do kit de transposição de obstáculo. Vamos aos poucos substituindo as pontes de madeira por pontes de concreto”, concluiu.

Com a assinatura desses primeiros Termos de Compromisso, 100% dos municípios do Alto Vale do Itajaí foram contemplados. A meta é que até julho do próximo ano, cerca de 600 pontes já estejam construídas em Santa Catarina.

Assinaturas do Termo de Compromisso

Data/Local