Defesa Civil Estadual entrega 130 pontes em SC

foto kit

A partir desta sexta-feira (13) o secretário Milton Hobus inicia o processo de assinatura com prefeitos de Santa Catarina do Termo de Compromisso da Secretaria de Estado de Defesa Civil para a instalação dos “Kit’s de Transposição de Obstáculo”.

Os kit’s são pontes e pontilhões, geralmente arrastados pelas águas em enxurradas e enchentes no Estado que serão substituídas por estruturas de concreto armado e pré-fabricadas com custo 50% mais baixo, com pelo menos 12 metros de comprimento por cinco de largura. Produzidos em escala industrial, eles serão ferramentas importantes no enfrentamento aos desastres para pequenas pontes do interior do Estado.

Depois de montadas as cabeceiras, que são de responsabilidade das prefeituras, a estrutura pode ser montada em até duas horas,  liberando o tráfego imediatamente na região afetada.

Nesta primeira etapa, 130 municípios serão beneficiados. Como critério para a entrega do kit, aqueles que tiveram situação de emergência decretada.

Hobus salientou que este é um novo conceito de reabilitação no Estado. “Esta é uma ação considerada inédita no Brasil, em nenhum outro lugar do país é possível reconstruir uma ponte tão rapidamente e com a qualidade do kit de transposição de obstáculo. Vamos aos poucos substituindo as pontes de madeira por pontes de concreto”, concluiu.

Com a assinatura desses primeiros Termos de Compromisso, 100% dos municípios do Alto Vale do Itajaí foram contemplados. A meta é que até julho do próximo ano, cerca de 600 pontes já estejam construídas em Santa Catarina.

Assinaturas do Termo de Compromisso

Data/Local

Horário

Municípios

13/12 – SDR Criciúma

11h

Criciúma

Forquiliha

Morro da Fumaça

Içara

Nova Veneza

Orleans

13/12 – SDR Araranguá

13h30min

Balneário Arroio Silva

Araranguá

Jacinto Machado

Meleiro

Morro Grande

Passo de Torres

Praia Grande

Santa Rosa do Sul

Sombrio

13/12 – SDR Tubarão

16h

Gravatal

Rio Fortuna

Armazém

16/12 – SDR Ibirama

17h

Apiúna

Dona Emma

Ibirama

José Boiteux

Lontras

Presidente Getúlio

Presidente Nereu

Vitor Meireles

Witmarsum

16/12 – SDR Rio do Sul

Assinatura em Laurentino

19h

Rio do Sul

Agrolândia

Agronômica

Braço do Trombudo

Laurentino

Rio do Oeste

Trombudo Central

17/12 – SDR Taió

14h

Taió

Mirim Doce

Pouso Redondo

Rio do Campo

Salete

Santa Terezinha

17/12 – SDR Ituporanga

17h

Alfredo Wagner

Atalanta

Aurora

Chapadão do Lageado

Imbuia

Ituporanga

Leoberto Leal

Petrolândia

Vidal Ramos