Defesa Civil Estadual integra missão em Fortaleza

DSC00156

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, enviou para as cidades sedes de jogos da Copa das Seleções, profissionais de gestão em desastres, para integrarem-se às equipes Estaduais e Municipais de Defesa Civil. De Santa Catarina quem integrou o grupo de Fortaleza no Ceará,  foi o Major Aldo Baptista Neto, Diretor de Resposta a Desastres e Membro do GADE.  “É gratificante participar de uma missão como esta” diz o oficial.

O objetivo é aproximar as equipes interinstitucionais de Defesa Civil,  para agilizar os trabalhos de socorro e acolhimento da população e restabelecimento de serviços essenciais em caso de desastres. A Defesa Civil Nacional enviou duplas de profissionais gestores em catástrofes, para as seis cidades da Federação, que estão sediando os jogos das Confederações. Cada dupla é composta por um servidor da SEDEC e um membro do GADE, Grupo de Apoio em Desastres.

O envio de profissionais para esse evento preventivo tem função secundária de desenhar as ações da Secretaria Nacional de Defesa Civil para os trabalhos durante a Copa do Mundo de 2014, que  devem ser realizadas no Brasil.  Ainda segundo o Major Neto “A presença da Defesa Civil Nacional nesse evento é fundamental, além da integração entre os órgãos de Defesa Civil, facilitar as ações federais durante a ocorrência de um evento real de desastre nesse período, como também, nossos relatórios servirão de base para a construção das ações da SEDEC durante o próximo mundial”.  A operação encerra no próximo dia 30.