Defesa Civil Estadual monitora municípios do Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Norte e Médio Vale

Durante a noite de quinta e madrugada de sexta-feira (27), a Secretaria de Estado da Defesa Civil monitora a situação da chuva nos municípios do Alto Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Médio Vale. O motivo da precipitação foi devido a presença de áreas de instabilidade, aliados a passagem de uma frente fria pelo litoral do sul do Brasil, que provocou uma chuva mais volumosa e de intensidade moderada em todas as regiões catarinenses. Até o momento, às 14h15min, seis cidades informaram ocorrências devido às chuvas nas últimas 24 horas: Luiz Alves, Blumenau, Rio dos Cedros, Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville.

A região do Vale do Itajaí registrou chuva mais expressiva. Os volumes chegaram perto da média esperada para todo o mês. A média mensal de precipitação da região varia entre 90 a 110 mm. Nas últimas 24h, os acumulados chegaram aos 92 mm. A chuva mais forte ocorreu no final da noite de quinta-feira até a manhã desta sexta-feira.

De acordo com informações encaminhadas pelas Defesa Civis municipais, foram registrados escorregamentos, quedas de árvores e muros, transbordamentos de alguns ribeirões e alagamentos pontuais. Uma ponte na área rural em Luiz Alves foi levada pela força das águas. Em Blumenau, duas famílias foram retiradas por conta de escorregamentos e houveram transbordamento dos ribeirões Texto e Itupava. Na cidade de Rio dos Cedros, algumas casas foram inundadas e em Itajaí foram registrados pontos de alagamento nos Bairros Cordeiros e Espinheiros. Em Jaraguá do Sul foram registrados 82 mm em 24h e houveram algumas ocorrências isoladas como quedas de muros. Joinville também registrou casos isolados como uma queda de muro, no bairro Floresta e alagamento no bairro Costa e Silva.

O gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff, constata que a maioria dos municípios do Vale do Itajaí ao Planalto Norte estão com os níveis dos ribeirões estabilizando ou baixando.

Previsão

Segundo o sistema Ciram/Epagri, os próximos dias continuam úmidos em SC, por influência de um cavado (área alongada de baixa pressão) e do jato subtropical (ventos fortes em altitude). Essa disponibilidade de umidade mantém a nebulosidade no Estado, os nevoeiros e também a condição de chuva, que alterna com períodos de melhoria e algumas aberturas de sol. A instabilidade deve durar até quinta-feira, dia 2.

No sábado, o volume esperado varia entre 5 a 20 mm. Este volume pode ser superado por alguns momentos em pontos isolados. No domingo, o volume varia entre 20 a 40 mm, devido a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

Recomendações

A Secretaria Estadual da Defesa Civil recomenda que em caso de alagamentos, deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rocha e inclinação de postes e árvores próximas as residências. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas, pelos números (48) 3244-0600 e 4009-9816.