Defesa Civil Estadual permanece monitorando os municípios atingidos pelas fortes chuvas

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) permanece, nesta quarta-feira (14), monitorando os municípios catarinenses impactados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Outros municípios comunicaram prejuízos: Joinville por alagamentos, Água Doce por granizo, Rio das Antas e Herval D’Oeste por tempestade e granizo. As equipes das coordenadorias municipais continuam em campo, atendendo as comunidades afetadas, e a Defesa Civil Estadual prioriza as ações de socorro e assistência. Até o momento, Biguaçu decretou e Balneário Barra do Sul sinalizou que também vai decretar Situação de Emergência.

Em Joinville, as fortes chuvas causaram alagamentos, principalmente na área urbana do município. Os bairros mais atingidos foram Floresta, Itaum, Centro, Anita Garibaldi, Bucarein, América, Bom Retiro, Aventureiro, Nova Brasília, Vila Nova, Costa e Silva, Atiradores e Gloria. Segundo informações da Defesa Civil local, a chuva torrencial no final da tarde de terça-feira (13) coincidiu com o pico de maré. “O volume de chuva registrada variou entre 50 e 90 mm, no período das 17h às 19h30. O trânsito ficou prejudicado, assim como residências ficaram alagadas” informou o coordenador de operações da Defesa Civil de Joinville, Milton Juares Farikoski. O total de afetados foi de 32 mil pessoas.

Na cidade de Rio das Antas ocorreu vendaval e granizo e famílias e bens materiais foram retirados pela Defesa Civil. No município, 130 pessoas ficaram desalojadas, 58 residências danificadas e 400 afetados no total.

Em Florianópolis, a ocorrência foi pontual na área central, na comunidade do Morro da Mariquinha. “O volume de chuva foi de 58 mm, em um período de uma hora, foi equivalente a metade da média prevista para o mês de dezembro”, comparou Luiz Eduardo Machado diretor da Defesa Civil municipal. Estão desalojadas 40 pessoas e 12 desabrigadas. O número de residências danificadas é de 20 e duas destruídas. O município registrou uma morte, Claudete Andrade Ferreira, de 65 anos, foi vítima de soterramento.

O município São José também informou as ocorrências causadas pela chuva. Ficaram desalojadas 13 pessoas e 19.878 afetados. O número de residências danificadas foi de 352. O volume de chuva, segundo a defesa civil municipal, foi de 70 mm.

Água Doce também foi atingida por granizo e vendaval. No município estão desalojadas 350 pessoas e 30 desabrigadas. Ficaram danificadas 98 residências e cinco destruídas. O sistema de energia e comunicação ficou prejudicado.

A cidade de Herval D’Oeste registrou 2.500 pessoas afetadas, 120 residências danificadas e 10 destruídas pelo granizo. “A forte tempestade danificou aviários e estábulos na área rural da cidade”, informou o secretário da Defesa Civil do município, Romano Marchioro.

Previsão
De acordo com o Ciram, a quinta e sexta-feira deve ser de tempo instável, alternados com períodos de sol em Santa Catarina. Em boa parte do dia ocorre pancadas de chuva e descarga elétrica da Serra ao Litoral, principalmente no início e fim do dia, devido ao sistema de baixa pressão na Região Sul. Temperatura elevada. Vento de noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa