Defesa Civil Estadual registra ocorrências no Estado

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) acompanha desde segunda-feira (08) a situação em Santa Catarina. De acordo com informações preliminares das defesas civis dos locais, 22 municípios comunicaram ocorrências devido à forte chuva, vento e granizo em diversas regiões do Estado nesta terça-feira (09).

Em Rio do Sul, a enxurrada atingiu várias áreas do município ocasionando diversos pontos de alagamentos no município. A cidade de Xanxerê registrou vendaval e granizo, que atingiu vários bairros, com quedas de árvores e aproximadamente 500 residências danificadas, segundo a defesa civil do município. Xaxim, também impactada por vendaval e granizo, registrou destelhamento de várias residências e pontos de alagamentos.

O município de Chapecó informou pontos de alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos, com 25 residências danificadas. Em Concórdia, a chuva forte e o vendaval atingiram alguns pontos da cidade, e destelhamento de aproximadamente 10 residências.

Palhoça registrou um alagamento no bairro Pontal e uma escola no bairro Bela Vista foi interditada. Ocorreram alagamentos nas localidades de: Ponte Imaruí, Bairro Pontal, Caminho Novo, Frei Damião. Em Rio Rufino, 755 pessoas afetadas pelas chuvas e teve o sistema de transporte prejudicado.

Em Jaguaruna, a preocupação é com a Barra do Camacho.

A cidade de Criciúma, o bairro Verdinho teve ruas interditadas pelos alagamentos.  Em Alfredo Wagner houve um escorregamento no km 94 da BR 282.

O município de Brusque registrou oito escorregamentos, uma residência foi destruída, 65 pessoas afetadas, 13 residências parcialmente destruídas. Uma criança foi soterrada, mas salva com vida.

Em Lages, o vendaval e a chuva forte deixaram aproximadamente 500 pessoas desalojadas e 100 casas destelhadas, segundo informações da defesa civil local.

Em Santo Amaro da Imperatriz, a defesa civil fez a retirada de 10 famílias por risco de escorregamentos. O município de Ouro registrou destelhamentos de residências nos bairros Alvorada, Costa do Sol, Jardim Ouro, Navegantes, Cochilha Seca.

A cidade de Piratuba, o vendaval deixou 30 casas destelhadas e o serviço de energia elétrica ficou prejudicado. Acessos ficaram interrompidos e as aulas foram suspensas nesta terça-feira (09). Em Vargem, a enxurrada atingiu a área urbana do município e atingiu 150 pessoas e cinco residências danificadas.

Em Campos Novos, o vendaval atingiu 15 residências afetadas. Celso Ramos ocorreu o destelhamento de um colégio e do ginásio. Anitápolis teve quatro desalojados, uma residência afetada e 2.100 pessoas afetadas. Os serviços de água, energia e transporte ficaram prejudicados.

Informações das rodovias estaduais e federais:

SC 429 – Km 07 – Lontras, interditada com água pista.
SC 428 – Km 27/28 – Leoberto Leal, queda barreira e em meia pista.
SC 413 – Km 37 – Interditado (trecho Joinville/Guaramirim)
BR 101 – Km 237 – Morro dos Cavalos – fluindo com interdição para limpeza
BR 282 – Km 93 – Alfredo Wagner (meia pista)

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa (48) 8843.3695.