Defesa Civil Estadual reúne o GRAC e dá início ao Plano de Atendimento a Emergências no Estado

dsc09080

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) reuniu na tarde de terça-feira (8), os integrantes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), para apresentar o objetivo, a legislação e também para tratar da atualização do Plano de Atendimento a Emergências (PAE). Participaram do encontro 40 profissionais de secretarias de estado, órgãos estaduais, instituições federais e não governamentais.

Ao todo, 70 integrantes fazem parte do GRAC, que durante uma situação de emergência, as entidades são acionadas pela Secretaria Estadual, para que juntas, possam responder de forma rápida e competente o desastre.

Durante a reunião, o principal tema tratado foi atualização do Plano de Atendimento a Emergências, com o objetivo de estabelecer os procedimentos legais e organizacionais para operações no território catarinense em resposta aos desastres, que conforme a sua magnitude exigem a participação de órgãos estaduais, federais e órgãos de apoio. “O PAE contempla as ações em situações de normalidade e anormalidade, garantindo o emprego de procedimentos rápidos e seguros na eminência de desastres ou na sua efetivação”, ressaltou a gerente de prevenção, Caroline Margarida.

O diretor de prevenção da Defesa Civil Estadual, major Emerson Neri Emerim, fez a apresentação da estrutura da Secretaria de Estado e das atribuições do Grupo de Ações Coordenadas. Já o diretor de resposta aos desastres, major Aldo Baptista Neto, falou da atuação do GRAC durante as chuvas de setembro de 2011.

Até o dia 18 de novembro, as instituições que integram o GRAC deverão encaminhar à Secretaria de Estado da Defesa Civil, as competências e atribuições de cada instituição junto ao Grupo. Além dos levantamentos quanto aos recursos materiais e de colaboradores disponíveis, tipos de equipamentos, entre outros. Todas as informações fornecidas pelas instituições integrarão o PAE. O grupo definiu que acontecerão duas reuniões por ano, sendo uma por semestre. Em caso de desastre, o GRAC é acionado pela Defesa Civil Estadual. Já ficou prevista uma reunião para o início do próximo ano, para que o Plano seja apresentado ao grupo.

A estrutura do PAE
Introdução, histórico da defesa civil, conceitos, metodologia, valores da Secretaria de Estado da Defesa Civil, visão e missão da secretaria, finalidade do PAE, reservas legais, operacionalização do PAE, órgãos envolvidos (âmbito estadual, órgãos colaboradores e entidades não governamentais), atribuições (gerais e específicas), prescrições diversas, representantes do GRAC e anexos.

O GRAC
É constituído por representantes das Secretarias de Estado e das empresas de economia mista; da Marinha, Exército e Aeronáutica, cujos comandos se disponham a colaborar; da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros; do órgão representativo dos radioamadores, das empresas de economia mista do Governo Federal, dispostas a colaborar e de outros órgãos de interesse do Sistema Estadual de Defesa Civil.

dsc09139   dsc09131