Defesa Civil faz levantamento de casas necessárias para Oeste

20150504 163020

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Nessa segunda-feira, 04, o Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli foi pessoalmente até Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. O objetivo da visita foi buscar os Planos de Trabalho de Reconstrução das casas destruídas pelo tornado de 20 de abril, em Ponte Serrada e Xanxerê.

Apenas Ponte Serrada finalizou o levantamento. O documento elaborado por técnicos da prefeitura, com análise de engenheiros e acompanhado por coordenadores regionais da SDC, apontou 24 casas que precisam ser reconstruídas. Dessas, 05 foram totalmente destruídas. As outras 19 de forma parcial.

Moratelli destacou que esse relatório é fundamental para captação de recursos com agilidade. “Vamos apresentar em Brasília para reconstruir essas casas. Para isso, precisamos desses documentos finalizados,” enfatizou.

Sobre Xanxerê, Moratelli destacou que há importância do município finalizar o levantamento dos trabalhos. “Estimamos após o levantamento técnico, que serão necessárias entre 70 e 80 casas novas. Portanto, somente esse levantamento da prefeitura poderá apresentar o número exato.” Pontuou.

A estimativa inicial da assistência social do município era de 252 casas destruídas. A previsão é que o documento fique pronto ainda nesta terça-feira, 05. Com esses laudos finalizados, Moratelli entrega em Brasília para liberação de recursos.

No caso dos imóveis que não se enquadram no modelo kit casa modular, a intenção é que outras fontes de financiamentos, através de bancos públicos.

Já para as casas que não foram totalmente destruídas, ações conjuntas das Secretarias de Estado da Assistência Social e Defesa Civil vão apresentar os possíveis caminhos para reerguê-las.

Com a liberação dos recursos por parte do Governo Federal, as montagens das casas devem ser em tempo curto. “A partir do quinto dia útil da montagem das casas, começamos entregar as residências. Acreditamos que dependendo do volume de casas e equipes disponibilizadas pela empresa vencedora, devemos entregas três, quatro casas por dia.” Concluiu.

Ainda nessa segunda-feira, o Governo de Santa Catarina, através do Fundo Estadual da Defesa Civil, destinou para Xanxerê, R$ 108 mil. Os valores são referentes a utilização de 40 mil litros de óleo diesel para o processo de reabilitação. Até agora já fora utilizamos cerca de 20 mil litros pelo município.

A prefeitura deve levar cerca de 60 dias para fazer a limpeza total dos escombros ocasionados pela passagem do tornado.