Defesa Civil garante liberação de recursos para montagem das casas no Oeste

11406837 834742213260710 4143470833128057763 n

Foto: Divulgação SDC/SC.

Após muitas análises documentais e comprovação de tudo que foi solicitado pelo Ministério da Integração Nacional, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus garantiu a liberação dos valores para o pagamento das casas modulares. A decisão será publicada em portaria nesta, quinta-feira, 18.

O retorno de Brasília foi comemorado pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus. Após cumprir agenda durante o dia inteiro na capital federal, nessa quarta-feira, 17, Hobus reafirmou que o Governo Federal garantiu repasse recursos para o Estado.

Segundo Milton Hobus, os valores serão liberados imediatamente para Santa Catarina fazer o pagamento a empresa fornecedora das casas modulares. “Vencemos todos os trâmites burocráticos. Já está sendo feito o radie das casas, mas precisamos dos valores para que a empresa possa fazer o transporte e iniciar a montagem das unidades.” Falou.

Milton Hobus lembrou ainda que as casas serão adquiridas em parceria com a União e a instalação de infraestrutura, como rede de água, esgoto e energia elétrica, serão custeados pela Defesa Civil de Santa Catarina. “No trâmite normal das casas, esses itens seriam custeados pelos municípios, mas neste caso, a Defesa Civil vai garantir o necessário,” pontuou.

Estrutura das casas:

Conforme houve o compromisso do Estado, durante a visita do Governador, Raimundo Colombo no final do mês passado, as casas de Ponte Serrada serão beneficiadas com a mobília que deve ser disponibilizada via Assistência Social. “

No total, Xanxerê receberá 72 unidades habitacionais e Ponte Serrada, 24 casas. Todas as moradias possuem cerca de 40 metros quadrados, com dois quartos, sala/cozinha, banheiro e área de serviço.  O custo de cada unidade gira em torno de R$ 40 mil.

Beneficiados:

As famílias que foram beneficiadas são aquelas que se enquadram na Instrução Normativa de número 01, de janeiro de 2014.

O documento resguarda os beneficiados como desalojados ou desabrigados, com as casas interditadas pela defesa civil ou destruída por um evento adverso severo. Deverá o receptor residir no imóvel afetado e não possuir outro imóvel, nem participar de programas governamentais de caráter habitacional.

Não poderá o beneficiado ter renda familiar superior a três salários mínimos. Também deverá ser lavrado um laudo da defesa civil local reafirmando outras condicionantes que poderão ser verificadas na IN.

Relembre o caso:

Em 20 de abril de 2015, os municípios de Xanxerê e Ponte Serrada foram duramente castigados pela passagem de um tornado. A estimativa é que os ventos ultrapassaram os 250 quilômetros por hora.

Assim como a velocidade, o tempo do evento foi rápido, cerca de cinco minutos de duração. No entanto, o volume de atingidos e o rastro de destruição foram de dimensões expressivas.

Números:

Em Xanxerê, o número de pessoas afetadas alcançou os 44. 506. São 2 mil pessoas desalojadas e 180 desabrigados. São 95 feridos e dois mortos.

Os prejuízos chegam a cerca de R$ 100 milhões. Os danos em edificações públicas superam os R$ 9,04 milhões. Já em empresas e indústria chega a R$ 45, 3 milhões. Residências ultrapassam os 49, 5 milhões. Todos esses valores podem sofrer alteração, conforme as informações individuais são repassadas.

O levantamento feito pela Defesa Civil de Santa Catarina reforça que 1.478 unidades habitacionais foram atingidas pelo evento. Uma unidade de saúde, edificações de ensino, 04 atingidas. Outras estruturas públicas afetadas: 02. Duas Instituições comunitárias também foram danificadas.

Números de Ponte Serrada:

Prejuízos e edificações públicas, R$ 885 mil e prejuízos privados, R$ 8, 1 milhões. A cidade teve um registro oficial até o momento de 23 feridos, 47 desabrigados, 1080 desalojados, 6058 afetados.

Unidades habitacionais danificadas, 352. Dessas, 24 totalmente destruídas. Foram duas unidades de saúde e seis instituições comunitárias afetadas.