Defesa Civil garante mais 33 geradores antigranizos para o Oeste.

Foto M 76688

Foto: Aline Ceccatto

Na sexta-feira, 28, foram assinados convênios para a instalação de 33 novos geradores antigranizos na região de Caçador. A parceria entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil e municípios da 10º SDR foi firmada em Calmon. As cidades que vão receber o sistema são: Calmon, Macieira, Matos Costa e Timbó Grande.

O investimento da Defesa Civil de Santa Catarina é de cerca de R$ 600 mil. O recurso será aplicado na instalação, ampliação e modernização dos geradores. O Secretário Regional de Estado de Caçador Francisco Stefanes comemorou a conquista para os municípios. “Estamos muito contentes com esse repasse, queremos agilizar para que nossos agricultores não tenham grandes perdas com as chuvas de granizo”, disse.

O Governo de Santa Catarina vai liberar R$ 1 milhão para as SDRs de Caçador e Videira, que juntas representam 14 município. Com os recursos garantidos estarão em funcionamento ainda este ano 139 geradores antigranizo na região. Desses, 55 são novos. “Nossos produtores rurais estarão mais seguros para ampliar seus trabalhos na agricultura familiar e fruticultura. Temos o privilégio de ter um estado tão diferenciado e precisamos valorizar a riqueza na agriculturas.” Frisou Hobus.

O sistema tem como objetivo minimizar os impactos das quedas de granizo, muito comuns na região e que tem castigado os produtores rurais da região. Com isso, o resultado positivo abrange não só o agricultor, beneficia também quem vive no perímetro urbano.

Como funciona:

O sistema antigranizo é formado por queimadores que lançam nas nuvens um composto químico com a capacidade de dissolver o granizo, diminuindo em até 70% a incidência do fenômeno, reduzindo o estrago causado nas superfícies atingidas. O gerador monitora as nuvens e lança os gases quando identifica a possibilidade de granizo.