Defesa Civil inaugura obra em Penha e anuncia mais recursos ao município

fotopenhaO diretor estadual de Defesa Civil, Márcio Luiz Alves, inaugurou na noite desta sexta-feira (15) a obra de desassoreamento e revitalização da lagoa Quinca Ludo, na comunidade de Praia Alegre, em Penha, com investimento de R$ 210 mil do órgão estadual. Na ocasião, Alves anunciou o repasse de mais R$ 190 mil ao município para dragagem do rio Iriri e construção de muro de contenção na comunidade de São Miguel, afetada por deslizamentos em períodos de forte chuva.

“A atuação da Defesa Civil municipal foi muito importante na revitalização desta lagoa, considerada um grande problema no período de fortes chuvas. Fico feliz pela obra, que transformou uma antiga área de alagamento em um espaço para toda a comunidade”, destacou Alves. O desassoreamento da lagoa, que agora conta com uma criação de peixes, foi de 1,8 metro de profundidade. A areia retirada, cerca de 10 mil metros cúbicos, foi utilizada na pavimentação de ruas no município.  O repasse da Defesa Civil ainda permitiu instalar tubulação nas transversais em torno da lagoa.

O prefeito Evandro Eredes dos Navegantes lembrou que, antes da obra, a área era facilmente alagada durante uma chuva forte. “Em 2009, quatro grandes alagamentos prejudicaram o comércio local e danificaram as residências ao redor”, disse o prefeito.

Recursos – A Defesa Civil Estadual destinará cerca de R$ 130 mil para as obras de um muro de contenção na comunidade de São Miguel, localidade que sofre com deslizamentos após chuvas. Outros R$ 60 mil serão destinados para a dragagem do rio Iriri, no bairro Praia Alegre, que encontra-se assoreado, prejudicando a pesca, principal renda de moradores da região.

Durante a solenidade, o diretor da Defesa Civil ainda recebeu das mãos do coordenador municipal, Johnny Coelho, uma placa de agradecimento após assistência ao município e à comunidade de Penha. Participaram também da inauguração o diretor-geral da SDR Itajaí, João Mattos; o vice-prefeito Mário Guaraci Pessoa; e o presidente da Câmara de Vereadores, José Antônio Bastos.