Defesa Civil informa sobre eventos climáticos durante o verão

Com o início do verão nesta segunda-feira (21), a Defesa Civil Estadual alerta para eventos climáticos típicos desta época como inundações bruscas, estiagens e tornados, segundo o Atlas de Desastres Naturais de Santa Catarina. Os catarinenses devem acompanhar a previsão do tempo e os alertas durante a temporada, os quais incluem as recomendações necessárias do que fazer antes e durante o evento previsto.

A previsão trimestral para janeiro e fevereiro da Epagri/Ciram é de pouca chuva, principalmente nas regiões Oeste e Meio-oeste. A temporada, porém, poderá ter períodos de chuva intensa em curto espaço de tempo, explica a Epagri/Ciram, associada a temporais e granizo isolado em todo o Estado. A primeira quinzena de março, apresentará características de verão com chuvas mais significativas. Na segunda quinzena, o tempo fica mais estável e o volume de chuva diminui.

Conforme o Atlas de Desastres Naturais de SC, o mês de janeiro destaca-se pela ocorrência de tornados e estiagens. Fevereiro é marcado pela maior incidência de inundações bruscas. “Em janeiro e fevereiro, a passagem de frentes frias é pouco frequente e as chuvas ficam associadas, predominantemente, a pancadas de final de tarde, típicas de verão”, informa a Epagri/Ciram. Neste período, as temperaturas deverão ficar acima de média.

“Algumas ações podem ser tomadas antes mesmo da ocorrência de um evento, como a captação da água da chuva, não jogar o lixo na rua e limpar telhados e canaletas para evitar entupimento”, garante o diretor da Defesa Civil, Márcio Luiz Alves.

Recomendações:

Tornado – Durante um tornado, a melhor proteção individual é constituída por abrigos subterrâneos, como um porão, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo. Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão. Se você for surpreendido por um tornado fora de casa, deve deitar-se em uma vala ou depressão do terreno.

Não se abrigue embaixo de árvores. Tenha certeza que estes lugares estão longe de janelas e objetos móveis. Proteja sua cabeça de objetos que podem cair ou se deslocar em função da ação dos ventos. Desligue os aparelhos elétricos e o gás.

Inundação – Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação. Desconecte os aparelhos elétricos para evitar curtos circuitos nas tomadas. Não construa próximo a córregos que possam inundar ou em cima de barrancos que possam deslizar, carregando sua casa. Feche o registro de entrada d`água, retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a inundações. Feche bem as portas e janelas.

Estiagem – Para o abastecimento de água e agricultura, deixe seu reservatório cheio e economize água.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, no 199, ou ao Corpo de Bombeiros, no 193. A Defesa Civil do Estado possui atendimento 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é (48) 3244-0600 ou 4009-9816.