Defesa Civil inicia curso de capacitação em Blumenau

O Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC), iniciou no último sábado (10), em Blumenau, o curso do projeto Percepção de Risco, com turmas de manhã e à tarde. No total, foram inscritas 168 pessoas para participar das aulas com 20 horas de curso no total.

Na manhã de sábado, estiveram presentes 42 pessoas de diversas áreas e, na turma vespertina, 37 pessoas compareceram, como moradores, lideranças comunitárias, advogados, professores de escolas públicas, arquitetos, engenheiros e voluntários. Na primeira aula, foram abordados os dois primeiros módulos que consistem no que é a Defesa Civil e a prevenção e percepção de risco.

"A gente não tinha essa percepção. A aula e o vídeo esclareceram muito, com imagens, informações e esclarecimentos que mostram o quanto as pessoas correm riscos e a comunidade ainda não os percebe. Daí a importância desse curso", garantiu Salete Sbardelatti, aluna do curso.

O curso foi ministrado pelo técnico em Defesa Civil de Blumenau, José Correa de Negredo, com a presença de representantes do CEPED/UFSC, professor Jucilei Cordini e a pesquisadora Rita de Cássia Dutra.

Rita expôs aos presentes a importância do curso e o importante papel da Defesa Civil Estadual na promoção da cultura de prevenção de desastres. “Queremos levar conhecimento a todas as comunidades sobre a percepção de risco, repassando às famílias informações fundamentais sobre como conviver com o risco e preservar a vida”, apontou.