Defesa Civil investe quase R$ 1 milhão em dois meses para instalação de pontes

agronomica

Foto: Divulgação SDC/SC (Agronômica)

Somente nos meses de fevereiro e março de 2016 a Defesa Civil de Santa Catarina investiu mais de R$ 958 mil em kits de transposição de obstáculos para municípios de Santa Catarina. Conforme relatório parcial da Diretoria de Resposta aos Desastres – Dird, os kits instalados entre os dias 03 e 31 de março somam 16 pontes. As estruturas possuem de 6 metros de extensão até 15de comprimento.

Cada kit instalado foi devidamente analisado pelos coordenadores regionais, da Defesa Civil de Santa Catarina, espalhados por 19 Regiões do Estado. Os kits de transposição são instalados em parceria com as prefeituras. O Estado, através do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec, viabiliza a ponte e o município constrói as cabeceiras e possibilita o acesso. Segundo o secretário de Estado Milton Hobus, a intenção é mobilizar o município nessa cultura de resposta rápida após desastre. “É no município que as coisas acontecem, então é fundamental que a prefeitura seja participante ativa no processo de reconstrução,” destacou.

O processo dos kits de transposição nasceu em 2013 e em atendido centenas de municípios. São mais de 300 pontes instaladas. A instalação é considerada rápida pelo Estado. A construção das cabeceiras pode levar até 15 dias após o evento, com o período de secagem do concreto utilizado, já a montagem das peças toma um tempo estimado de duas horas. Um processo comum poderia levar até seis meses para ficar pronto

Os kits de transposição de obstáculos tem sido uma resposta de baixo custo para Estado e municípios, gira em torno de 50% mais baixo que os padrões convencionais. As estruturas também são resistentes, possuem capacidade superior a 50 toneladas de peso. “Temos um projeto inovador em Santa Catarina e que deu certo, por isso já somos referência para outros Estados nesse empreendimento,” garantiu, Hobus.

Municípios beneficiados em fevereiro e março:

Metros extensão x largura

Rio do Oeste