Defesa Civil libera R$ 100 mil emergenciais a Itapoá

A Defesa Civil Estadual liberou nesta segunda-feira (25) R$ 100 mil emergenciais ao município de Itapoá, no Litoral Norte do Estado, após a forte chuva do final de semana que provocou alagamentos e deslizamentos na região. O recurso será utilizado no atendimento à população e para reabilitação de vias de acesso.

Ouça o diretor da Defesa Civil sobre o balanço das chuvas

"O município de Itapoá é um destino turístico do Litoral catarinense e precisamos recuperar o que foi danificado pela chuva, para retomar estas atividades turísticas", explica o diretor da Defesa Civil, Márico Luiz Alves. Na entrada pricipal da cidade, a cabeceira da ponte sobre o rio Saí-mirim está comprometida e cerca de 8 bairros foram prejudicados com pontos de alagamento. De acordo com a Epagri/Ciram, o acúmulo de chuva no município ultrapassou 240mm em 40 horas, mais que o dobro da média mensal.

A chuva forte do final de semana também provocou estragos em Joinville e Sâo Francisco do Sul. Em Joinville, 310 pessoas ficaram desalojadas e oito desabrigadas, conforme relatório da Defesa Civil municipal. Cerca de 85 casas foram danificadas e seis bairros foram afetados com áreas de alagamento e deslizamentos. Três casas foram danificadas e 4 pessoas ficaraM desalojadas em São Francisco do Sul, que registrou 24 bairros atingidos pela chuva.