Defesa Civil licita segundo Radar Meteorológico de Santa Catarina

Foto: Paulo Cesar Santoas – SDC/SC

O Edital de licitação foi finalizado na segunda-feira, 14. O documento é importante para aquisição do segundo Radar Meteorológico do Oeste de Santa Catarina. O lançamento do Edital foi nesta terça-feira, 15, pelo Governador do Estado, Raimundo Colombo e o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, durante um almoço, na Casa D´Agronômica, em Florianópolis.

O Radar Meteorológico que será instalado em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina terá 200 quilômetros de raio em sua cobertura, em linha reta. Isso representa 36% do território de Santa Catarina. Somada a área de abrangência equivale a 34. 527 km².O aparelho vai operar em banda “S”. O equipamento deve custar ao Estado, cerca de R$ 13 milhões. Os recursos são oriundos de financiamento junto ao Banco do Brasil.

A expectativa é que o Radar Meteorológico de Chapecó passe a operar em abril de 2017. O prazo está dentro do planejamento da Defesa Civil de Santa Catarina para o equipamento começar a gerar avisos e alertas a curto prazo para o Oeste de Santa Catarina. Para Milton Hobus é um avanço na meteorologia do Estado. “Vamos estar com 100% do território catarinense coberto por esses equipamentos que vão auxiliar os meteorologistas que já trabalham com outras ferramentas,” destacou.

Para instalação do radar, uma torre de 15 metros será construída. A estrutura será composta por cinco pavimentos, contando com o térreo. O investimento será possível conhecer quando o edital de licitação da obra estiver pronto também, mas previsão é de cerca de R$ 5 milhões. A previsão é que no próximo mês esse documento esteja pronto. São 4.198 metros ². O prédio será erguido no terreno doado pela prefeitura de Chapecó a Secretaria de Estado da Defesa Civil – SDC. A parceria gerou uma economia de aproximadamente R$ 500 mil ao Estado e agilizou o processo de aquisição do Radar Meteorológico.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon sancionou a Lei que transfere o terreno para o Estado nesta segunda-feira. O projeto do executivo municipal passou pela Câmara de Vereadores na sexta-feira, 11, quando os 21 vereadores votaram a favor do repasse da área. A votação unânime também possibilitou que o processo se tornasse mais célere.

Terceiro Radar:

O governador, Raimundo Colombo destacou o terceiro radar. “Já estamos trabalhando para a aquisição do terceiro radar, este móvel e que vai dar cobertura ao Sul,” disse.

O corpo técnico trabalha com a previsão de ter um radar móvel, que será destinado para a Região Sul de Santa Catarina para cobrir os municípios que ficariam sem varredura dos radares de Lontras e ou Chapecó. No entanto, esse terceiro equipamento deve custar em torno de US$ 500 mil para o Estado e poderá atender o Oeste até que o Radar de Chapecó fique pronto.

Radar de Lontras:

O Radar de Lontras tem sido uma ferramenta importante na emissão de avisos e alertas por parte da Defesa Civil, após leitura de técnicos e meteorologistas do Estado. O equipamento possui cobertura de 191 municípios, o que corresponde 77% do território de Santa Catarina.

O Local escolhido em Lontras foi mapeado por profissionais da Defesa Civil SC, Ciram e Simepar. O campo detectado foi devido as condições da área e possibilidade de ampla cobertura e menor impacto na cobertura.

Cronologia do Radar do Oeste:

Licitação radar meteorológico,

Projeto Executivo da Torre,

Licitação da torre,

Licenciamento Ambiental,

Alvará para construção,

Contratação da Obra,

Fibra Ótica,

Energia Elétrica,

Construção da Torre,

Aceitação do Radar Meteorológico na fábrica,

Instalação do Radar Meteorológico,

Operação Fase de testes,

Treinamento profissionais técnicos,

Operação Assistida,

Aceite Final Radar Meteorológico.

REDE SDC

Área de cobertura dos dois radares do Estado