Defesa Civil monitora chuvas em Santa Catarina

chuva_em_vr__alagamentos_felipe_vieira_

Defesa Civil de Santa Catarina monitora chuva que afeta os municípios do estado. As regiões mais prejudicadas são: Vale do Itajaí, região Norte e a Grande Florianópolis.

Nestes locais foram registrados acumulados de água significativos em algumas áreas, como em Camboriú, (221 mm), Itajaí (159 mm) e Florianópolis (85 mm). Segundo informações preliminares no município de Camboriú , até o momento há registros de 20 desabrigados, pelo menos 100 desalojados, 4 casas foram destruídas e uma residência foi danificada. Em Florianópolis há ocorrências de queda de muro, deslizamentos e alagamentos. Em Biguaçu, houve alagamentos e deslizamentos, no município uma família foi removida. Palhoça e São José também apresentaram problemas , mas a situação já foi controlada.

Algumas cidades solicitaram lonas para distribuir para as famílias afetadas. De acordo com o diretor do setor de resposta aos desastres, Major Aldo Baptista Neto, a preocupação do órgão agora é quanto ao risco de temporal isolado previsto para o fim desta tarde. “ Se a previsão se confirmar, orientamos a população a buscar ajuda junto a Defesa Civil Municipal  dos municípios e peço para que os responsáveis fiquem atentos principalmente em relação às cidades com histórico de  desastres e enxurradas”.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos, inundações e enxurradas: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão.