Defesa Civil monitora municípios castigados pela chuva

A chuva das últimas 48h castigou o Litoral de Santa Catarina, em especial  a Grande Florianópolis e o Litoral Norte com valores acima de 200mm nas últimas 24h. Antônio Carlos, Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí estão entre as cidades mais atingidas. Nesses locais foram registrados alagamentos e deslizamentos de terra. Por conta disso, há desabrigados e desalojados. O número de famílias está sendo levantado pelos municípios. A Secretaria  de Estado de Defesa Civil está monitorando e enviando mantimentos para os municípios que necessitarem. Nesta manhã o secretário Milton Hobus foi para Itajaí, onde vai se reunir com os prefeitos dos municípios atingidos. “As Defesas Civis Estadual e Municipal já  estão nos locais afetados prestando atendimento para a população. Esperamos fazer um trabalho satisfatório junto aos órgãos públicos que auxiliam nossas equipes, assim minimizando os danos causados pelos impactos da chuva” ressaltou o Hobus.

 

Um especialista chega hoje à tarde na região do Vale do Itajaí, para  monitorar o nível de rios e ribeirões. De acordo com a  atualização de informações do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, ainda existe possibilidade de inundação e  movimento de massa no Município. A orientação da Defesa Civil é para que os moradores desses locais fiquem em alerta máximo, tanto para a elevação do nível da água quanto para possíveis movimentações (risco de deslizamento), devido ao encharcamento do solo.

Entre os municípios que registraram volumes significativos de chuva está Antônio Carlos com cerca de 50mm em 6 horas. Nas últimas 24 horas os volumes mais significativos foram observados em Antônio Carlos (106,6mm) e Itajaí (77,8mm). 

Segundo informações da Epagri/Ciram pancadas de chuva devem retornar para boa parte do Estado, com chance de temporais isolados e alagamentos temporários devido à formação de uma frente fria no RS. 

Há risco de deslizamentos em algumas áreas da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí em devido a chuva acumulada nas últimas horas e pela condição de chuva moderada a forte até quinta-feira.