Defesa Civil monitora municípios com risco de deslizamentos

Deslizamento Rua Valparaíso

Foto:Denner William

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina reforça o alerta para riscos de chuva forte, com possibilidade de ocorrer deslizamentos e alagamentos em vários municípios, principalmente no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

Itajaí, mais de dez  pessoas foram encaminhadas para um abrigo devido às conseqüências da maré-alta no domingo (21) no bairro Cordeiro. Alagamentos ocorreram na avenida Ministro Victor Konder e nas ruas Prefeito Paulo Bauer, Samuel Heusi, Pedro Ferreira e Silva devido a maré alta. No bairro Espinheiro a Defesa Civil municipal também registrou famílias afetadas.

A última medição da Defesa Civil registrou que o Rio Itajaí-Açú está 4,29 metros acima do nível normal, o que caracteriza estado de atenção.

Já em Blumenau, no Vale do Itajaí, chove desde às 17:00h do último sábado. Na cidade, o pico máximo da situação do Rio Itajaí – Açú foi de 5,01m às 18:00h do dia 21/07/13. No momento está em 4,04m e uma temperatura de 09º C. A chuva continua e as ocorrências estão sendo prontamente atendidas sem maiores transtornos por integrantes da COMDEC. Até agora foram registrados pequenos deslizamentos em 14 pontos.

No bairro Vila Formosa, ocorreu o deslizamento de um barranco nos fundos de uma residência, obrigando ao corte de uma árvore que ameaçava cair no local, e no bairro Glória, também uma família ficou assustada por conta da quantidade de barro que caiu de um barranco e atingiu a residência.

Frio continua

O frio já predomina em Santa Catarina, mas as temperaturas registradas até agora não são as menores de hoje. As temperaturas devem continuar em declínio no decorrer do dia devido ao avanço da intensa massa de ar polar que se aproxima. A temperatura mínima deve ocorrer no período da noite. Ocorrências de chuva congelada e neve em várias cidades catarinenses na madrugada  não estão descartadas na Serra.

Menor temperatura registrada do dia 22/07/2013.

Região / Cidades

0,3

Morro da Igreja

-0,3

Fonte: Estações meteorológicas automáticas monitoradas pela Epagri/Ciram e INMET. Dado sujeito à correção.