Defesa Civil nacional realiza mapeamento de áreas de risco em Joinville

joinville

Técnico do Centro de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), conhecido como Serviço Geológico do Brasil, ligado ao Governo Federal, está em Joinville para mapeamento de áreas de deslizamento na cidade. Na quarta Feira (31) a primeira parte do trabalho foi entregue a Secretaria. Foram 24 áreas de riscos mapeadas em uma semana e o relatório de cada áreas entregue. O CPRM irá agendar nova data para concluir o trabalho, já que são mais 50 áreas a serem mapeadas segundo levantamento prévio da Secretaria de Proteção Civil.

Fonte: Defesa Civil de Joinville

O trabalho de campo é para realizar a descrição de áreas, levantamento de dados de moradores, nível de risco, entre outras informações para a formatação de mapas. Todo o trabalho ficará disponível no cadastro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O Cemaden tem por objetivo desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o Brasil. O Centro não só auxilia as ações preventivas, mas possibilita identificar vulnerabilidades no uso e ocupação do solo.

O Serviço Geológico do Brasil é o depositário oficial dos dados e informações sobre geologia, recursos minerais e recursos hídricos do território brasileiro. Para isso, administra um complexo conjunto de bases de dados e sistemas de informações temáticas, georreferenciadas, além de um vasto acervo documental, cartográfico e de imagens.

“Ao final desse trabalho de campo, teremos todas as áreas de maior risco de deslizamento do município mapeadas e disponibilizadas para consulta e informação aos moradores e a Defesa Civil Nacional e o Centro Nacional de Desastres Naturais dessas áreas a fim de prevenção”, explica o gerente de Proteção Civil, Milton Juares Farikoski.

Em Joinville, o CPRM realiza também a validação dos mapas existentes. “Eles disseram que estamos muito estruturados”, disse Farikoski. Ele também explicou que, com esse cadastro, o município terá mais acesso para captação de recursos para projetos junto ao Governo Federal.