Defesa Civil oferece apoio na estruturação do sistema aos municípios da região de Criciúma

dsc06214

No segundo dia do projeto “Governar o Governo” pela região sul, o secretário estadual de Defesa Civil, Geraldo Althoff, visitou prefeitos e coordenadores municipais de Criciúma, Nova Veneza e Siderópolis nesta quarta-feira (27).

Foto: Criciúma

A programação do dia iniciou com a participação do secretário no curso “Vigidesastres” promovido pela Vigilância Epidemiológica do estado, em parceria com defesas civis da região e prefeituras. Althoff falou da importância de capacitações que tratam das diversas formas de atuação em um desastre. “O trabalho conjunto com diferentes segmentos, aliado a uma mudança cultural e investimentos na área de prevenção, são os grandes nortes para  protegermos nossas comunidades diante dos desastres”, destacou o secretário.

Na sequência das visitas, Geraldo Althoff encontrou o prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro, e a coordenadora de Defesa Civil do município, Angela Mello. Além de conhecer a estrutura, o secretário visitou três obras em andamento, que visam à redução dos alagamentos na cidade em caso de fortes chuvas: Canal Auxiliar do rio Criciúma, a dragagem do rio Sanguão e os piscinões do rio Maína.

Em Nova Veneza, Althoff se reuniu com o prefeito Rogério Frigo, também presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil. Durante a visita, o prefeito se comprometeu em criar a estrutura e compor a equipe técnica de defesa civil municipal, para fortalecer e potencializar as ações de defesa civil na cidade. O secretário também visitou uma obra de reconstrução, uma importante ponte sobre o Rio Mãe Luiza, que proporcionou segurança na mobilidade da população e no escoamento da produção agrícola da região.

No município de Siderópolis, o secretário também foi recebido pelo prefeito, Douglas Gleen Warmling, e por Julio Lazarin, da Defesa Civil da cidade. Novamente foi tratado da estruturação e composição de uma equipe da defesa civil municipal. Althoff colocou à disposição do município, a Secretaria de Defesa Civil para a orientação e apoio.

O último compromisso da programação foi a reunião de trabalho com o governador Raimundo Colombo e o vice, Eduardo Pinho Moreira, no teatro Elias Angeloni. O secretário em sua apresentação frisou mais uma vez, a importância da estruturação dos municípios na área e também, da regionalização da Secretaria de Defesa Civil por meio da criação dos coordenadores regionais nas 36 Secretarias de Desenvolvimento.

Tubarão
A agenda de compromissos no sul do Estado é finalizada nesta quinta-feira (28), com a visita a região de Tubarão. A primeira reunião será com o secretário regional, Haroldo Silva. A seguir,  acontece uma reunião com o coordenador de Defesa Civil municipal, José Luiz Trancredo; o encontro com o prefeito de Gravatal, Rudinei Carlos do Amaral Fernandes; e a visita ao município de Capivari de Baixo, a reunião com o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, encerra a agenda da manhã. À tarde, haverá uma reunião com o prefeito de Pedras Grandes, Antonio Felippe Sobrinho; e a reunião de trabalho com o governador e vice, encerra a programação na regional de Tubarão.

Informações adicionais: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email defesacivilsc@gmail.com.

1dsc06190   dsc062572  dsc062923

Fotos: (1) Criciúma – Curso Vigidesastres; (2) Nova Veneza; (3) Siderópolis.