Defesa Civil oferece translado gratuito para o Fórum Nacional que acontece em Joinville

image gallery

Já estão abertas as inscrições para a décima edição do Fórum Nacional de Defesa Civil. O evento é promovido pelo Ministério da Integração Nacional e ocorrerá entre os dias 25 e 27 de setembro, em Joinville, Norte do Estado. Com o tema “Há uma década fazendo da informação uma forma de proteção”, o encontro terá abrangência nacional e visa reunir profissionais da área de proteção e defesa civil de todo o país, além de especialistas e membros da sociedade.

O Fórum tem como objetivo principal fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil com a promoção e conhecimento de ações municipais e visa capacitar coordenadores municipais e estaduais de Proteção e Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em assuntos relacionados à prevenção e minimização dos riscos de desastres.

Os interessados podem se inscrever no site www.defesacivil.sc.gov.br de duas maneiras: como participante ou apresentando um trabalho no evento. As inscrições são gratuitas. Para essa edição, são esperadas 1,5 mil pessoas durante os três dias do Fórum.

De acordo com o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, levar informação e conhecimento às pessoas, sobretudo às comunidades localizadas em áreas de risco, atinge o principal objetivo da defesa civil: proteger a vida. “Esse é um dever que envolve os três segmentos do governo, federal, estadual e municipal, e também a sociedade. Um dever de todos nós”, pontua Viana, destacando que o evento reforça essa ideia.

Para o secretário de Estado, Milton Hobus, uma oportunidade de fortalecer o Sistema de Proteção e Defesa Civil com a promoção e o conhecimento de ações. “Dessa forma, o encontro pretende estimular atividades locais de prevenção e redução de riscos e desastres, debates para instigar ações municipais de defesa civil e a divulgação de atos do governo que visam melhorar o trâmite de processos nos municípios” ressalta.

I Fórum Infantojuvenil – Este ano, a grande novidade da programação do X Fórum Nacional de Defesa Civil é a promoção do I Fórum Infantojuvenil sobre o tema. A idéia é apresentar para crianças e adolescentes a importância da prevenção e da proteção à vida. Na ocasião, será criado um espaço exclusivo para esse público, onde ocorrerão atividades lúdicas para conscientizar sobre a redução de riscos de desastres nas escolas e comunidades. Os participantes também aprenderão a agir em situações adversas, como enchentes e inundações, e conhecerão o papel do bombeiro mirim.

Hospedagem, alimentação e traslado:

Todas as despesas referentes à hospedagem, alimentação e traslado são de responsabilidade do participante.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil oferecerá transfer do centro da cidade para o Complexo EXPOVILLE, em horários fixos, definidos pela Coordenação do evento; além de almoço no local do evento.

Já os participantes que precisarem de translado de outra cidade, também vão receber sem custos. A Defesa Civil Nacional vai disponibilizar ônibus das cidades de Florianópolis, Itajaí e Blumenau diariamente. Nos municípios mais distantes como Criciúma, Chapecó e Lages o translado vai no primeiro dia e volta no último dia do evento. Mais detalhes com os coordenadores da Defesa Civil Estadual de cada região. Segue a lista de contatos:

Blumenau- (47) 3378-2050, Itajaí – (47) 3341 6199, Criciúma – (48) 3403-1000, Chapecó (49) 2049-7430, Lages (49)91519152 – Florianópolis (48)36647042.

Informações sobre hospedagem, alimentação e turismo na cidade de Joinville – SC, podem ser consultadas no site da fundação turística www.turjoinville.com.br – órgão oficial de turismo da Prefeitura de Joinville.

Para esclarecimento de dúvidas, favor enviar e-mail para a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville/SC:   xforumjoinville@gmail.com ou Defesa Civil de Estado   defesacivilsc@gmail.com.

Saiba Mais:

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, realiza anualmente o Fórum Nacional de Defesa Civil em parceria com o município eleito para sediar o evento e seu respectivo Órgão Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O Fórum é um evento de abrangência nacional tendo como foco principal a troca de experiências relacionadas à divulgação de ações municipais em proteção e defesa civil. Esse é o 10º ano de realização do evento que acontece no município de Joinville/SC nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em parceria com a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville e com a Secretaria de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina.

Na programação é ministrada a palestra magna que aborda temas referentes às ações de relevância na gestão do risco. Também são oferecidas plenárias para discussão de assuntos relevantes para o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, oficinas técnicas de capacitação e é aberto um espaço de divulgação de boas práticas municipais de defesa civil em que os municípios podem apresentar suas atividades relacionadas construção de cidades resilientes.