Defesa Civil opera barragens para aumentar área de armazenamento

RAFAEL BELING - ITP

Foto: Rafael Beling – Pref. Rio do Sul (Ituporanga)

A Diretoria de Prevenção iniciou uma operação para equilibrar o volume de armazenamento das barragens no Alto Vale do Itajaí. Estão inclusas nesse trabalho as de Taió e Ituporanga. Segundo o diretor de prevenção e preparação, Fabiano de Souza, a intenção é que cada reservatório tenha 30% de sua capacidade livre para operação nos próximos dias. “Optamos por segurar um pouco a vazão em Ituporanga, para aumentar a fluidez, em Taió,” disse.

O objetivo é deixar as duas no mesmo patamar e garantir operacionalização segura diante das previsões de mais chuva para os próximos dias. Conforme, Souza, ainda não dá para saber o volume e pontos exatos onde irão haver precipitações no Alto Vale. “O radar vai nos dar essa informação, mas no período de curto prazo,” garantiu.

Hoje o volume de reservatório da barragem de Ituporanga é de 110 milhões de metros cúbicos e a de Taió, 83 milhões de metros cúbicos. A leitura mais recente das 15 horas aponta 27,08 metros em Ituporanga, o que corresponde a cerca de 78%. No caso de Taió, a estrutura do barramento armazena na mesma leitura, 19,75 metros que representa aproximadamente 80%.

Em Ituporanga a operação no início da tarde desta segunda-feira, 19 ocorre com duas comportas abertas e três fechada. Em Taió, a ação ocorre com 07 comportas abertas para dar maior vazão e 60 centímetros do canal extravasor.

De acordo com o secretário adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli com cinco comportas abertas, a barragem de Ituporanga teria vazão de 194 metros cúbicos por segundo. Em Taió um pouco menos, 163 metros cúbicos por segundo com as sete comportas abertas.” A cota que trabalhamos com essa operação, no centro de Taió é de no máximo 8.5,” destacou

O monitoramento das águas é constante, inclusive das previsões para os próximos dias.  A Defesa Civil continuará emitindo avisos para que nenhum cidadão do Alto Vale do Itajaí seja pego de surpresa. Conforme Moratelli é fundamental essa manobra técnica agora para evitar danos com a aproximação da nova frente fria.