Defesa Civil orienta municípios sobre a elaboração do Plano de Trabalho de Restabelecimento e Reconstrução

Lages

Escritório em Lages

Após as ações de resposta aos eventos meteorológicos dos últimos dias, agora a próxima etapa é o restabelecimento dos serviços essenciais e reconstrução de infra-estrutura pública nos municípios.

Para isso, dois escritórios regionais foram montados para orientar os municípios e regiões mais afetadas. Um em Rio do Sul e outro em Lages. Até esta terça-feira, 13, técnicos da secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), Coordenadores regionais de Defesa Civil SC, engenheiros das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), técnicos dos municípios e associações de municípios, orientam as defesas civis municipais na confecção do documento.

Além disso, nos próximos 15 dias, a gerência de Restabelecimento e Reabilitação, da Diretoria de Respostas da Defesa Civil SC, continua prestando assessoria aos municípios para a elaboração e readequação dos Planos de trabalho.

Assim que os municípios finalizarem os planos, a Defesa Civil SC e o governo do Estado pretendem despachar diretamente com o Ministro da Integração Nacional, visando o repasse de recursos para atender as necessidades dos municípios .

Rio do Sul

Escritório em Rio do Sul

Ministro da Integração Nacional visita regiões afetadas

Na manhã de hoje, 12, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, estiveram em Santa Catarina visitando as regiões de Lages e Rio do Sul. Barbalho reafirmou o compromisso do governo federal em firmar parcerias com o Governo do Estado e com as prefeituras para restabelecer o mais rápido possível as áreas atingidas. “Neste momento, o Governo do Estado garante a ajuda humanitária para as famílias atingidas. E o plano de trabalho está sendo feito conjuntamente entre as equipes de Defesa Civil, temos técnicos da secretaria nacional ajudando para acelerar a produção destes planos que permitirão enviar os recursos federais necessários para as obras de reconstrução”, garante.

O ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, anunciou ainda que o governo federal vai antecipar em 15 dias o pagamento do Bolsa Família para os beneficiados do programa que vivem nas cidades em situação de emergência.

O governador Raimundo Colombo ressaltou que a ajuda do governo federal é fundamental para recuperar o que foi atingido e garantir o apoio para todas as pessoas de Santa Catarina que foram afetadas. “Os atendimentos de emergência foram realizados e agora, com as águas baixando, é que precisamos trabalhar nos reparos dos estragos, principalmente na malha viária”, disse.

Relatório

Conforme o último relatório da Diretoria de Respostas aos Desastres da Defesa Civil SC, as chuvas de maio e junho afetaram 31,8 mil pessoas e 9,1 mil residências. Ao todo, 103 municípios tiveram transtornos com o evento climático.

Tipos de eventos:

9 registro de vendaval