Defesa Civil participa de evento sobre El Niño

20140529 105301

O Gerente de Monitoramento e Alerta da Secretaria e Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff e o meteorologista da Epagri/Ciram, Clovis Ievien Correa, participaram da Reunião do Colegiado de Defesa Civil da Associação dos Municípios do Médio Vale de Itajaí – AMVI, em Blumenau.

No encontro foi apresentada a previsão climática, considerando os efeitos do Fenômeno El Niño. Houve uma discussão para que os órgãos participantes se preparem para ocorrências vinculadas aos efeitos possíveis do Fenômeno.  De acordo com o meteorologista Clovis, a previsão climática é que o El Niño, que está em fase de configuração, influencia no clia, em Santa Catarina, a partir de agosto.

Segundo o Diretor de Prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, a equipe da SDC está atenta às previsões climáticas que ocorrem todas as últimas sextas-feiras de cada mês no Fórum Climático, onde participam técnicos e pesquisadores da Epagri/Ciram, UFSC, IFSC, e de instituições privadas.

“De qualquer forma, a previsão climática é uma importante ferramenta para o planejamento e preparação”, desatacou, Souza. Recomenda-se ainda acompanhar os avisos e alertas que podem ser emitidos com base nas previsões de médio e curto prazo. As informações, sempre são disponibilizadas e atualizadas no site da Defesa Civil.

Além disso, outros cuidados são essenciais para evitar enchentes e inundações repentinas, como enfatiza o meteorologista da Epagri/Ciram, Clovis Ievien Correa. “Ações simples, como a limpeza e desobstrução de galerias podem minimizar os efeitos das chuvas”, destacou, Correa.

El Niño

O El Niño ocorre quando as águas da superfície do Oceano Pacífico Equatorial ficam mais quentes que o normal, provocando efeitos no clima global. Os principais efeitos do El Niño na Região Sul do Brasil são chuvas acima da média. Contudo, é preciso acompanhar sua evolução para confirmar se será um ano de El Niño ou não e caso se confirme, qual a perspectiva quanto sua intensidade e duração. Neste sentido os próximos dois meses serão cruciais para prever se teremos um ano de El Niño intenso, como ocorreu em 1997, ou mesmo se haverá El Niño ou não.

É importante notar que desastres naturais ocorrem tanto em anos de El Niño, em anos de La Niña, quanto em anos neutros e não necessariamente um ano de El Niño provoca chuvas muito acima da média. Inclusive, um dos maiores desastres que o Estado de SC sofreu ocorreu num ano de La Niña, em 2008. Diversos outros fatores também podem influenciar no clima regional.