Defesa Civil participa do Projeto Educa AÇÃO de Verão!

EDUCAAÇÃO2

Através da coordenadoria regional da Grande Florianópolis – Coredec, a Defesa Civil de Santa Catarina participa de um projeto inédito em Santa Catarina e que tem como foco gerar conscientização dos mais jovens sobre os riscos da proliferação do mosquito aedes aegypti e as doenças relacionadas a picada do inseto.

De acordo com o coredec, Ricardo Angelo Volpato o trabalho vai envolver diretamente as crianças de unidades de ensino da capital catarinense. “São as crianças que vão ajudar a mudar esse cenário de preocupação,” destacou.

Além da dengue, zika e chikungunya e febre amarela que podem ser transmitidas pelo vetor, os pequenos vão tirar dúvidas sobre doenças de pele, como micoses, insolação e desidratação.  Hoje, crianças fazem parte do grupo que mais sente os efeitos dessas perturbações no organismo.

O verão traz consigo, além de problemas de saúde pública, vulnerabilidade com os riscos descargas elétricas – raios, tempestades, chuvas de verão, vendavais e até possíveis escorregamentos e ou deslizamentos.

Por isso, a prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Educação, Defesa Civil e Vigilância Sanitária, juntamente com a Secretaria de Estado da Defesa Civil iniciam diversas ações educativas. Serão promovidas palestras e oficinas que devem esclarecer como evitar e agir frente a esses riscos.

Segundo o professor Charles Schnorr, Coordenador de Prevenção da Secretaria Municipal de Educação, as ações irão construir conceitos preventivos através de conversas lúdicas e descontraídas, onde Educadores, Agentes de Defesa Civil e Vigilância em Saúde irão interagir com a criançada, pais e educadores sobre essas temáticas tão presentes em nosso verão.

A parceria entre as secretarias municipais e Defesa Civil é um passo importante para integralizar os conceitos de prevenção, para a Agente de Defesa Civil do Município de Florianópolis e Educadora Lucia Faraco, esse é o momento de unirmos forças, pois em uma estação onde todos pensam em diversão, o cuidado muitas vezes fica de lado, e nosso objetivo é exatamente esclarecer não apenas as crianças, mas todas as pessoas nas comunidades envolvidas no projeto.

Dicas a serem levadas a sério:

É indispensável para a pele sintetizar a vitamina D presente em alguns alimentos, mas deve ser recebido com muito cuidado e consciência. Essas vantagens só ocorrem se os raios solares forem aproveitados em horário apropriado, ou seja, até às 10 da manhã e a partir das 16 horas e o mais importante, com a proteção necessária, bonés, protetores e muita hidratação.

Exposição excessiva ao sol, leva a alterações cutâneas e pode reduzir a hidratação natural da pele, que contém 70% de água em sua composição. A ação do sol na pele é lenta e cumulativa e a maior parte da radiação acumulada ocorre nos primeiros vinte anos de vida, o que reforça os objetivos preventivos de nosso projeto, pois em excesso, o sol pode trazer envelhecimento precoce, manchas, perda de elasticidade da pele, lesões pré-cancerosas e câncer de pele, que é o câncer de maior incidência no Brasil. No entanto, pode-se reduzir em 85% as chances de se desenvolver esse tipo de câncer ao se proteger a pele desde a infância.

As dicas também vão a favor de uma boa hidratação, a pessoa deve se hidratar antes, durante e após as atividades físicas, preferencialmente com água. Quando a atividade física se prolonga por mais de uma hora e ocorre perda substancial de líquido, a recomendação é que a pessoa faça reposição de água e também dos sais minerais perdidos. Além do consumo de frutas, bem lavadas, recomenda-se, suco de laranja e de abacaxi e água de coco, que são algumas opções para a reposição dos sais minerais.

Também iremos construir com as crianças conceitos preventivos de proteção e defesa civil, ensinando como se comportar quando nos depararmos com situações adversas, como tempestades, raios e trovões, vendavais e possíveis chuvas torrenciais, mostrando que Defesa Civil é muito mais que uma ação de resposta, mas sim, uma responsabilidade social, onde todos tem a sua possível contribuição.

O projeto tem duração de aproximadamente uma hora e ira iniciar nesta quinta-feira 14 de janeiro as 8:30 na Creche Julia Maria Rodrigues (Jardim Atlântico) e na seqüência irá as 10h na Creche Almirante Lucas Alexandre Boiteux (Centro), sendo que, semana que vem, na quarta-feira 20 de janeiro, estará nas unidades do leste da ilha, NEI Colônia Z11 (Barra da Lagoa) e NEI Vinculado Costa da Lagoa (Costa da Lagoa). A ideia é que todas as unidades de verão sejam atendidas, sendo que, após as férias o projeto volta com energia total, com o já conhecido, Defesa Civil na Escola.