Defesa Civil presta apoio técnico a Municípios

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), está intensificando o apoio técnico aos municípios catarinenses na área de proteção e defesa civil. O corpo técnico da DCSC, em conjunto com os coordenadores regionais, está diariamente em campo para a realização de vistorias, avaliações e orientações a respeito das mais diferentes demandas que são solicitadas pelas administrações municipais.

Um exemplo foi o trabalho realizado na última semana em cidades do Médio e Alto Vale do Itajaí, do litoral e do Sul do Estado. Entre os municípios estão: Apiúna, Barra Velha, Benedito Novo, Bombinhas, Braço do Trombudo, Capivari de Baixo, Doutor Pedrinho, Grão Pará, Pomerode, Porto Belo, Rio dos Cedros, Rodeio e Trombudo Central.

Foram desenvolvidas atividades para o levantamento de informações, laudos e vistorias. Os técnicos analisaram tanto a integridade de estruturas, como a viabilidade de instalação de kits de transposição metálicos, além da conclusão de cabeceiras que vão receber kits de concreto. No município de Barra Velha, por exemplo, o corpo de engenheiros da DCSC fez o acompanhamento da erosão costeira para apoiar o município na construção de um plano de trabalho que é fundamental na busca de recursos e para apontar a técnica mais adequada para mitigar a erosão provocada pelo mar.

Já entre os municípios de Porto Belo e Itapema o foco foi voltado para a vistoria da ponte que liga os dois municípios. O gerente territorial e urbano da DCSC, Fernando Cesar Souza, destacou que as visitas técnicas também são importantes para esclarecer dúvidas dos administradores municipais. “A ideia com essas visitas é aproximar a DCSC dos Municípios prestar todo o apoio necessário. Da mesma forma, reforçamos a importância dos nossos coordenadores regionais que são o braço operacional da DCSC junto as cidades catarinenses.

Vistoria na ponte que liga Porto Belo e Bombinhas. Foto: Divulgação.