Defesa Civil promoverá curso sobre a psicologia na gestão de riscos e desastres

Estão abertas as inscrições para o curso “Gestão de Riscos e Desastres: Contribuições da Psicologia”, que será ministrado na modalidade à distância pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Fonte: www.defesacivil.gov.br

Serão oferecidas 1500 vagas direcionadas a psicólogos, estudantes de psicologia e profissionais de áreas afins, e os interessados podem se inscrever pelo site www.ceped.ufsc.br. As aulas serão dadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) entre os dias 05/11 e 22/12/2010. O curso é gratuito e confere certificado da UFSC.

A iniciativa visa sensibilizar os agentes de defesa civil para temas ligados à subjetividade humana, discutir os conceitos, práticas e principais desafios da Política Nacional de Defesa Civil, e aprimorar a atuação dos psicólogos e profissionais de áreas relacionadas em casos de riscos e desastres.

O conteúdo do curso, estruturado em cinco unidades, terá os seguintes temas: A Psicologia e o Sistema Nacional de Defesa Civil: uma construção integrada de políticas públicas de proteção; Psicologia e o compromisso social: horizonte ético e processos construtivos do sujeito; Psicologia na gestão de riscos e desastres: prevenção e reconstrução; Psicologia na gestão de desastres: resposta e reconstrução; e Ajuda humanitária e gestão de abrigos.