Defesa Civil realiza curso de Resposta aos Desastres no Oeste

CORONEL FREITAS 32

Foto: Arquivo (Coronel Freitas)

Nos próximos dias 19 e 20 de abril, a equipe da Diretoria de Resposta aos Desastres – Dird, da Defesa Civil de Santa Catarina, promove um treinamento aos coordenadores municipais – Compedecs, do Grande Oeste Catarinense. A atividade ocorre na Associação dos Municípios do Alto Irani – Amai, em Xanxerê. A capacitação será realizada no dia 19 das 9h as 12h e das 13h30 as 17h30 horas e no dia 20/04 das 8h30 as 12h00.

A ação será promovida com o foco de melhorar o trabalho dos Compedecs, junto aos Coordenadores Regionais do Estado – Coredecs e na resposta a eventos severos. O curso vai tratar da Instrução Normativa 003/2015, referente a liberação e instalação de  Kits de Transposição de Obstáculos. Entre os dados, serão apresentados os documentos (modelos e considerações) e serão repassadas orientações para confecção de cabeceiras e instalação dos kits.

A segunda atividade prevê a elaboração do plano de trabalho de resposta,q eu corresponde a apresentação de danos ao Estado e que visa a liberação de recursos para aquisição de óleo diesel e tubos. Será discutida a elaboração do plano detalhado de resposta – PDR que será destinada ao governo Federal, como modelos, padrões e orientações de confecção e a apresentação e orientações para encaminhamento de planos sistemas S2ID.

Já o último item que integra o curso será a solicitação de Itens de assistência humanitária – IAH, documentos modelos e orientações,Prestação de Contas IAH, apresentação breve e orientações sobre a prestação de contas no SISDC. Os coordenadores regionais de Xanxerê, Chapecó, Maravilha e São Miguel do Oeste participam das atividades.