Defesa Civil realiza cursos de Psicologia das Emergências e Desastres

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) abriu, nesta segunda-feira (19), as inscrições para o curso de Psicologia das Emergências e Desastres. A formação está aberta para toda a comunidade, mas é de extrema importância para os profissionais que atuam no atendimento dos mais diferentes tipos de ocorrências.

O curso reúne conceitos sobre o medo e as influências que essa emoção exerce sobre a percepção de risco e perigo. Da mesma forma, identifica possíveis intervenções da Psicologia das Emergências e Desastres (PED) nas fases de prevenção, mitigação preparação, resposta e recuperação. Outro ponto importante é capacitar o aluno para avaliar os níveis de desgaste emocional e físico, antes durante e após as missões de média e de longa duração.

Os cursos são livres e os alunos realizam o percurso de aprendizagem de acordo com o tempo disponível para o estudo. Sendo na modalidade EAD as inscrições e as aulas podem ser realizadas em qualquer lugar do mundo.

São fornecidos aos alunos, de forma gratuita, o conteúdo dos cursos, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ebooks, videoaulas, slides, dentre outros. A carga horária total é de 60 horas e as inscrições podem ser realizadas no link: http://moodle.sdc.sc.gov.br/

Buscamos fornecer as mais diferentes temáticas para capacitar tanto profissionais, quanto a população em geral”, explicou a gerente de inteligência e produção acadêmica da DCSC, Maria Hermínia Schenkel. Segundo ela, o curso de Psicologia das Emergências e Desastres não foge à regra, isso porque além dos profissionais de emergência cada cidadão pode se deparar com situações críticas e apoiar possíveis vítimas. “Em nosso ambiente virtual estão todas as informações sobre os cursos oferecidos”, finalizou.