Defesa Civil realiza “Live” sobre o “Ciclone Bomba” registrado em 2020

A Defesa Civil de Santa Catarina realizou, na terça-feira (10), mais uma Live com o foco de levar conhecimento e informações confiáveis para a população. Com o tema “Ciclone Bomba e Linha de Instabilidade de 2020”, o evento teve a participação de profissionais da DCSC que atuam na área de monitoramento meteorológico e resposta a desastres. Em parceria com professores e pesquisadores analisaram as características meteorológicas e os impactos do pior desastre provocado por vento em SC.

A abertura foi realizada pelo chefe da DCSC, David Busarello, que destacou a importância do debate sobre o assunto. “A DCSC atua muito forte na resposta e busca, naquele momento trágico anormal, ajudar e dar condições para que o município atingido possa se restabelecer o mais rápido possível”, comentou Busarello. Segundo ele, este conhecimento resulta na preparação e em melhorias da estrutura do Governo do Estado para apoiar a população nos momentos mais difíceis. “Esse é um trabalho que estamos fazendo com muita dedicação e responsabilidade. Mas é importante também que a DCSC continue na busca de estratégias de prevenção e mitigação”, destacou. Busarello aponta que é necessário continuar criando estruturas de prevenção e desenvolvendo políticas públicas para atuar de forma eficiente. “Assim, na hora que acontecer o desastre ou a situação anormal estaremos muito mais preparados para enfrentar a situação. E vamos conseguir isso discutindo e debatendo aquilo que já passou pelo nosso Estado, que no caso de hoje é o ciclone bomba”, finalizou.

A meteorologista e pesquisadora da WeSACEx, Natália Machado Crespo, trouxe os conceitos básicos e tipos de ciclones. Segundo ela, um ciclone é um centro de baixa pressão atmosférica que pode ocorrer durante todo o ano. Em seguida a professora da UNIFEI e consultora do WCRP, Michelle Simões Reboita, apresentou os dados colhidos do sistema meteorológico e falou sobre os ciclones explosivos. “Cerca de 16% dos ciclones extratropicais que se formam no inverno são explosivos, revelou. Ao final os técnicos da DCSC apresentaram como foi a operação meteorológica para o monitoramento e alerta do ciclone bomba registrado em 2020 e as ações de resposta e apoio aos municípios e a população atingida.

Confira a live na íntegra na página do YouTube da DCSC: