Defesa Civil realiza operações com o foco de reduzir acidentes com produtos perigosos.

Fiscalização realizada no posto da PRF em Xanxerê. Foto Luciano Peri Coord. Reg. da DCSC.

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), realizou nos dias 10 e 11 de agosto operações de fiscalização de Produtos Perigosos (PP) nos municípios de Xanxerê e Concórdia. A ações foram realizadas com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Instituto do Meio Ambiente (IMA), defesas civis municipais, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Conselho Regional de Química (CRQ).

No total, foram vistoriados 109 veículos que transportavam PP e as abordagens resultaram em 67 autuações de produtos perigosos e duas por falta de licença ambiental. A ação faz parte do “Programa  Estadual  de  Controle  do  Transporte  Rodoviário  de  Produtos Perigosos”, instituído por decreto estadual. O objetivo é o aperfeiçoamento  das  condições  de  transporte  de  produtos  perigosos,  através  das  várias medidas como a prevenção, fiscalização e atendimento de emergências com o transporte de produtos perigosos. Sempre integrando os órgãos e as entidades competentes.

“As operações de fiscalização de produtos perigosos foram de pleno êxito, com muitas vistorias de veículos, orientações e autuações por parte da ANTT”, comentou o Chefe da Seção de Produtos Perigosos da DCSC, Cel PMSC Renato Silva. Ele destacou que o mais importante foi orientar e fortalecer para os condutores a importância de que todas as normas e regulamentações sejam cumpridas para garantir mais segurança no transporte rodoviário em Santa Catarina.

A DCSC, que coordena a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE-P2R2), vem trabalhando intensivamente em ações para reduzir ao máximo os acidentes envolvendo produtos perigosos que são extremamente nocivos a saúde e ao meio ambiente.

Conferência de equipamentos de segurança obrigatórios durante a Operação em Concórdia. Foto DCSC.