Defesa Civil realize reunião com o GRAC para avaliar as ações de enfrentamento à estiagem

p1000024

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) realizou, nesta quarta-feira (7), a reunião com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), para avaliar as ações de enfrentamento à estiagem em Santa Catarina. Conforme último relatório, 98 municípios estão em Situação de Emergência. A Defesa Civil Estadual encaminhou 78 kits de emergência para atender 73 municípios de 11 Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs), adquiridos por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil, totalizando R$ 442.180,00.

Para o diretor o reposta aos desastres da Secretaria de Estado da Defesa Civil, major Aldo Baptista Neto, “o momento ainda é de muita atenção, as comunidades dos municípios atingidos devem continuar usando racionalmente a água e as defesas civis municipais devem manter seus planos de atendimento para estiagem” frisou.

A reunião contou com a participação de representantes da Casan, Ciram/Epagri, Fatma, Secretaria da Agricultura, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Previsão – Conforme informações do meteorologista Clovis Correa, do Ciram/Epagri, a condição de estiagem permanece no mês de março. “Em fevereiro as chuvas foram bem abaixo da média climatológica, porém choveu mais do que no mês de janeiro” informou. De acordo com a estação meteorológica de São Miguel do Oeste a precipitação do período atingiu 100 mm. “Porém, são chuvas reduzidas e em curto espaço de tempo o que não ameniza a condição de estiagem” lembrou. O Setor de Meteorologia informou ainda, que o indicativo para março é de chuvas abaixo da média para a região e a condição de chuva deve se normalizar em abril, mas os efeitos da estiagem devem ainda ser sentidos nos meses de maio e junho.

Confira algumas ações de respostas aos municípios que enfrentam a estiagem:

Casan – O atendimento acontece nas áreas urbanas dos municípios atingidos com ações voltadas para a ativação de poços. Segundo informações da Companhia, “existem poucos problemas pontuais de falta d’água. Pinhalzinho que opera no esquema de rodízio e Seara que apresentou um problema técnico, mas as equipes já atuam na manutenção de uma bomba”.

Corpo de Bombeiros – disponibilizou duas carretas para auxílio na distribuição de água. Os veículos foram deslocados do litoral para a região. E os veículos de incêndios das dos municípios da região estão realizando o abastecimento de água nas instituições públicas, como as escolas.

Secretaria de Agricultura – auxílio aos agricultores na tentativa de minimizar as perdas econômicas das produções. Entre as ações: distribuição de sementes, auxílio com maquinários para abertura de bebedouros e produção de silagem.