Defesa Civil reforça ações na área da educação.

Mesmo em meio a pandemia a Diretoria de Gestão da Educação da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) está trabalhando a todo vapor para ampliar as ações educacionais para a capacitação de profissionais das mais diferentes áreas. Os técnicos trabalham em projetos como o Plano de Contingência da Educação da Covid-19 dando apoio à Secretaria de Estado da Educação (SED) e assessoria para educadores e administradores de escolas de todo o Estado.

Outra ação é o Programa Defesa Civil na Escola que este ano, em função da pandemia, será realizado na modalidade a distância (EAD). As inscrições para escolas e para a capacitação de professores estão abertas. Na última semana o programa foi apresentado para os municípios pertencentes à Associação de Municípios do Extremo Sul. O foco do Programa é preparar os professores, alunos e as escolas para enfrentar os eventos adversos, despertando a percepção de risco e preparando o Plano de Contingência das comunidades e das unidades educacionais.

A participação da Diretoria alcança também a produção e divulgação do Portfólio da DCSC. O documento vai disponibilizar informações sobre os serviços, programas e projetos desenvolvidos pela DCSC. Ele será repassado para os 295 municípios do Estado para facilitar a compreensão e a difusão da informação para as coordenadorias municipais de proteção e defesa civil.

Apresentação do material do Programa Defesa Civil na Escola para o chefe da DCSC. Foto: Flávio Jr DCSC

Já nesta semana teve início o Curso EAD básico de Produtos Perigosos (PP) com a abertura da primeira lição. A inciativa proporciona aos participantes os conhecimentos necessários para atuar na fiscalização e em ocorrências que envolvam produtos perigosos. Dentro das lições estão sendo repassados conhecimentos sobre a aplicação da legislação de transporte de PPs e como implementar as ações de resposta à emergências. O objetivo é que os participantes tenham uma visão geral sobre o conceito de produtos perigosos, transporte adequado, fiscalização e procedimentos que devem ser realizados em caso de emergências. Participam desta edição mais de 800 profissionais de diversos órgãos convidados.

“A Defesa Civil tem focado na educação continuada dos agentes públicos que operam na área da proteção e defesa civil e na capacitação da comunidade em geral”, destacou o Diretor de Gestão da Educação da DCSC, Alexandre Corrêa Dutra. Segundo ele, o foco também é levar o conhecimento para autoproteção e percepção de risco de toda sociedade. “Estamos trabalhando para que os nossos cursos estejam abertos e livres para que todo o cidadão catarinense, que tenha interesse, possa se capacitar em várias áreas disponíveis”, completou.