Defesa Civil registra 34 municípios em situação de emergência devido à estiagem

O Departamento Estadual de Defesa Civil registra nesta quinta-feira (8) 34 decretos de situação de emergência em vigência devido à estiagem nas regiões Oeste, Meio-oeste, Norte e Planalto Serrano. De acordo com a documentação dos municípios, a maioria dos eventos ocorreu ainda em novembro e dezembro de 2008. Em janeiro, a Defesa Civil enviou cerca de 200 mil litros de água potável à região Oeste para atender a demanda de alguns municípios que enfrentavam problemas com a seca.

A Defesa Civil alerta para o desperdício de água nestas regiões, principalmente no Oeste e Meio-oeste, que, com a chegada da Páscoa, realiza a ‘despesca’, explica o diretor do órgão, major Márcio Luiz Alves. “Muitos produtores criam peixes em açudes naquela região e esvaziam estes locais para retirar os peixes e vender durante a Semana Santa. Esta água que for retirada deve ser armazenada e reaproveitada para o consumo animal”, afirma.

Alves ainda explica que o consumo da população está sendo atendido pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), nos municípios em que atua, e pelos sistemas de distribuição municipal. “O prejuízo desta estiagem está na agropecuária, que envolve a suinocultura, avicultura e bovinocultura, principais atividades econômicas destas regiões”, explica. De acordo com a Epagri/Ciram, a primeira semana de abril foi bastante seca em SC, situação que agravou ainda mais a estiagem nas regiões Oeste e Meio-oeste.

Os municípios com decretos são Bandeirante, Belmonte, Canoinhas, Cerro Negro, Chapecó, Coronel Freitas, Cunhataí, Descanso, Galvão, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Irineópolis, Ita, Itapiranga, Mafra, Major Vieira, Maravilha, Nova Erechim, Paial, Palmitos, Papanduva, Paraíso, Presidente Castello Branco, Princesa, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Santa Helena, Seara, Sul Brasil, Três Barras e Tunápolis. As cidades com prorrogação da situação de emergência são Romelândia e Águas de Chapecó.

Previsão do Tempo – Conforme a Epagri/Ciram, para os próximos 15 dias não há indicativos de mudança no tempo seco que vem sendo observado nesta primeira semana de abril. As frentes frias devem continuar passando por alto mar, praticamente sem causar chuva no Estado. A chegada das massas de ar seco e frio, que também devem apresentar fraca intensidade, irá apenas amenizar as temperaturas.

A previsão é de chuva um pouco mais freqüente do Planalto ao Litoral, mesmo assim de forma mal distribuída. Já no Oeste e Meio-oeste, os modelos continuam mostrando um padrão mais seco, sem previsão de chuva suficiente para reverter a situação de estiagem.