Defesa Civil registra 45 municípios em situação de emergência por causa da estiagem em 2009

O Departamento Estadual de Defesa Civil registra nesta quarta-feira (15) o total de 45 municípios em situação de emergência desde o início do ano nas regiões Oeste, Meio-oeste, Norte e Planalto Serrano. Os decretos ainda em vigência representam 38 cidades, explica o diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.

De acordo com Alves, o maior prejuízo desta estiagem é na agropecuária, principal atividade econômica destas regiões. “Água para consumo da população está sendo fornecida pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), nos municípios em que atua, e pelos sistemas de distribuição municipal”, explica. De acordo com a Epagri/Ciram, a primeira semana de abril foi bastante seca em SC, situação que agravou ainda mais a estiagem nas regiões Oeste e Meio-oeste.

Os municípios com decretos são Abdon Batista, Águas de Chapecó, Águas Frias, Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Caibi, Canoinhas, Caxambu do Sul, Cerro Negro, Chapecó, Coronel Freitas, Cunhataí, Descanso, Galvão, Guarujá do Sul, Guatambu, Iporã do Oeste, Irineópolis, Ita, Itapiranga, Lajeado Grande, Mafra, Major Vieira, Maravilha, Mondaí, Nova Erechim, Paial, Palmitos, Papanduva, Paraíso, Planalto Alegre, Presidente Castello Branco, Princesa, Romelândia, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Seara, Sul Brasil, Três Barras, Tunápolis e Xaxim.

A previsão da Epagri/Ciram para os próximos 15 dias é de pouca chuva para o Estado, com predominância de uma massa de ar seco. No Extremo-Oeste e Oeste catarinense as expectativas de chuva são mínimas.

Há um sinal de que na faixa leste de Santa Catarina possam ocorrer chuvas de forma isolada na próxima semana, entre os dias 21 a 23, associadas a circulação marítima. No final deste período entre os dias 26 e 27 mantém-se a previsão da passagem uma frente fria, mesmo assim se concentrando os maiores volumes de chuva entre o centro e o leste catarinense.