Defesa Civil registra até as 19 horas, 15 municípios atingidos por chuvas em SC

ribeirao_da_ilha_02

O Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC) registrou, nesta quarta-feira (19), prejuízos em 15 municípios catarinenses devidos as chuvas das últimas horas. Águas Mornas, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Itajaí, Ilhota, Itapema, Lages, Palhoça, Penha, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Tijucas comunicaram danos ao DEDC até as 19 horas de hoje. Destes, Camboriú foi o único município, até o momento, que decretou situação de emergência, porém outros foram severamente impactados e poderão decretar nas próximas horas.

Foto: Riberião da Ilha, de James Tavares (Secretaria do Estado de Comunicação)

As enxurradas deixaram no Estado, 900 pessoas desalojadas e 810 desabrigadas. Aproximadamente 60 mil pessoas foram atingidas, 699 casas danificadas e outras 45 edificações sofreram danos.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil liberou 700 cestas básicas para os municípios afetadas na tarde desta quarta-feira (19). Camboriú, Itapema e São José receberão os donativos nas próximas horas.

A Defesa Civil reforça o alerta de instabilidade no Estado, principalmente nas áreas próximas à costa. O Ciram/Epagri e a Marinha do Brasil emitem alerta com risco de ressaca no mar. O último boletim informa que ventos permanecem com intensidade moderada a forte entre 40 e 50km/h próximo a costa  e de 90 a 100km/h em alto mar, afastado da costa, deixando o mar muito agitado no litoral catarinense, com picos de onda de 2,5 a 3,0 m.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com

Secretaria Executiva de Justiça e Cidadania

br_1011  mrros_cavalos_101_092  padre_reul_palhoa073

Legenda:(1 e 2) Morro dos Cavalos em Palhoça; (3) Padre Reul em Palhoça.