Defesa Civil registra estragos no Estado após chuvas

O Departamento Estadual de Defesa Civil registrou, nesta segunda-feira (17), três municípios afetados pelas chuvas isoladas dos últimos dias. Joinville, Presidente Getulio, Rancho Queimado e Orleans tiveram prejuízos por enxurradas e alagamentos.

Em Joinville, conforme informações da Defesa Civil municipal, 21 mil foram afetadas com a chuva da noite de domingo (16). Em uma hora foi registrado 70 mm de chuva na zona sul da cidade, deixou comunidades ilhadas e diversas residências alagadas. Ocorreram, ainda, 27 pontos de deslizamentos, queda de muros e de árvores. Duas casas foram interditadas e as famílias foram relocadas para casa de parentes. As estradas não pavimentadas foram danificadas e três pontes estão comprometidas. O número de desalojados no município é de 3 mil pessoas e seis desabrigadas. Os serviços de energia e transporte estão prejudicados.

Na cidade de Presidente Getúlio, parte da área urbana do município foi atingida. Cinco bairros tiveram prejuízos por causa dos ventos fortes e enxurrada, que deixou 5,9 mil pessoas afetadas. Foram 10 residências atingidas e o sistema de transporte teve prejuízos.

A Defesa Civil de Orleans comunicou que 30% do município foi afetado por enxurradas durante o final de semana. Foram 5 mil pessoas afetadas, duas residências danificadas e o sistema de transporte também foi prejudicado.

Em Rancho Queimado, tanto a área urbana quanto a rural foram atingidas. A chuva intensa causou o transbordamento de rios e afetou 300 pessoas. Duas casas ficaram danificadas e uma foi destruída.

Alerta
A Defesa Civil alerta para o risco de temporais por todo o Estado durante esta semana. O deslocamento de uma frente fria, pela área oceânica do litoral catarinense, e a presença de áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento forte por alguns momentos durante a tarde e parte da noite em todas as regiões de SC. Há risco de temporal com possibilidade de alagamentos momentâneos e queda de granizo isolado. A temperatura segue muito alta com possibilidade de quebra de recorde, segundo o Ciram/Epagri.

Recomendações da Defesa Civil
No caso de ventos fortes ou tempestades: a recomendação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros; e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

Alagamentos: a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamento de terra: as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com.

Secretaria de Estado de Comunicação