Defesa Civil SC defende projetos de melhoramento fluvial em Tubarão

Fotos: Cleiton Ferrasso/ Defesa Civil SC

A secretaria de Estado da Defesa Civil participou do IX Seminário – 43 anos da Enchente de 1974 em Tubarão. O ato ocorreu nesta sexta-feira (24) na sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). O evento foi realizado pela prefeitura de Tubarão, Conselho Municipal de Segurança, Defesa Civil municipal e Câmara de Vereadores.

A programação foi regada de palestras na área de prevenção na região. O púbico também conferiu imagens da enchente de 1974 que deixou 199 vítimas. Logo após, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, falou do projeto que o Estado tem para melhorar o fluxo do rio Tubarão e diminuir os impactos de grandes cheias.

Projeto

O projeto prevê a dragagem de um trecho de aproximadamente 34 km do leito do rio. O estudo de Impacto Ambiental teve acompanhamento contínuo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, do qual o ICMBio/APA da Baleia Franca é membro. Foram realizadas audiências Públicas no final de 2016 em Laguna, Capivari de Baixo e Tubarão. Porém, teve o pedido de continuidade do processo ambiental indeferido pela APA/Baleia Franca/ICMBio. Agora, a luta é para conseguir o licenciamento ambiental. “Nossa meta é licenciar a obra ainda este ano e seguir para as próximas etapas do projeto”, afirma Moratelli.

A expectativa do secretário é conseguir o licenciamento ambiental ainda este ano para seguir com a captação de recursos. O prazo de execução é de aproximadamente 4 anos. Durante a palestra, Moratelli disse que o Estado está fazendo sua parte para proteger os catarinenses. “Além do dever do Estado, o cidadão também precisa ter a consciência da autoproteção, como por exemplo, evitar morar em áreas de risco. Isso é ser um agente de proteção civil que, junto com as obras estruturais, diminui os riscos de desastres”, diz.

Projetos no Sul

Ainda em 2017, a região Sul de Santa Catarina vai receber um radar móvel com cobertura de 52 municípios. O aparelho possibilitará emitir alertas de curto prazo sobre risco de desastres naturais, como por exemplo, forte chuva, vento ou granizo. Neste dia 27 até o dia 06 de abril, uma equipe estará na fábrica nos Estados Unidos da América testando e certificando o equipamento meteorológico.

Outro projeto que já está em operação, é o alerta por SMS. O município piloto da regional da Defesa Civil SC de Tubarão é Pedras Grandes. Até o dia 10 de março, 276 CEPs estavam cadastrados na plataforma. O projeto piloto está em teste desde fevereiro para 20 municípios e a partir de agosto expande para todo o Estado. Além das plataformas já usadas (Facebook, Twitter, Instagram e site), a Defesa Civil emite alertas de risco de desastres via SMS para o cidadão dos municípios – piloto que cadastrou o CEP no número 40199.

Tubarão também receberá o Centro Regional da Defesa Civil que estará diretamente interligado ao Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres em Florianópolis. O Centro Regional será todo equipado e terá capacidade de operar no pior cenário possível de desastre natural. Ele terá gerador de energia e será a sala de situação para as autoridades tomarem as decisões durante uma crise.

Outros projetos que iniciam em 2017 são: mapeamento de risco hidrológico e geológico de todos os municípios; e os planos de contingências municipais.